Para garantir que o estado de Sergipe tenha seu primeiro representante político condecorado com o prêmio Congresso Em Foco 2012, na categoria: “Combate ao Crime Organizado”, você precisa acessar http://www.premiocongressoemfoco.com.br/Voto.aspx e votar no senador Antonio Carlos Valadares (PSB/SE), que foi indicado pela Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal para disputar com mais 49 congressistas o título de melhor parlamentar de 2012.
O prazo de votação na internet teve início nesta segunda-feira, 13 de agosto, e o prêmio será entregue, em Brasília, no dia 08 de novembro. Todos os 50 congressistas escolhidos pelos jornalistas já garantiram algum tipo de distinção no evento de premiação: troféu, placa de homenagem ou certificado.
A indicação do senador Valadares foi motivada pela aprovação no Congresso Nacional do Projeto de Lei nº 209/203, já sancionado pela presidente da República, Dilma Rousseff, originando a Lei nº nº 12.683/2012, que impõe maior rigor às penalidades para os crimes de lavagem de dinheiro no Brasil.
Efeitos da Lei
Já com base na nova lei de Combate à Lavagem de Dinheiro, que entrou em vigor em 10 de julho passado, no dia 11 do mesmo mês, a Justiça Federal de Goiás determinou o confisco dos bens do ex-presidente da Valec Engenharia, José Francisco das Neves, o “Juquinha das Neves”, suspeito de desviar recursos de obras públicas.
Para o presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal, Marcos Leôncio Souza Ribeiro, combater a realidade do Crime Organizado implica modernização de métodos e ferramentas que não estava prevista quando foi criada a maior parte das leis e códigos que tratam da atividade criminal no país.
Ainda segundo Marcos Leôncio, há várias leis modernizadoras que estão paradas no Congresso e precisam ser aprovadas. “Há, porém, parlamentares preocupados com isso, e queremos distingui-los”, disse Leôncio.