
Valadares Filho conhece o trabalho realizado pela equipe médica da Marinha do Brasil no navio Doutor Montenegro. Foto: Ascom/Dep. Valadares Filho
Nesta segunda-feira (8), o deputado federal Valadares Filho (PSB-SE), presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) da Câmara, visitou o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) da Marinha do Brasil, no Amazonas (AM), com o objetivo de conhecer o trabalho realizado pela equipe médica na embarcação.
Nomeado como Doutor Montenegro, o navio oferece atendimento médico-hospitalar e odontológico às comunidades ribeirinhas dos Estados do Acre e Amazonas que estão situadas em localidades distantes. O deputado Valadares Filho valorizou a importância desse serviço prestado à população. “O trabalho de atendimento médico-hospitalar que vem sendo feito pela equipe de oficiais da Marinha brasileira é impressionante e fundamental para o atendimento das populações ribeirinhas das localidades mais distantes, onde os meios de acesso aos centros urbanos são precários, e com tempo de deslocamento muito demorado”, destacou.
Dezessete profissionais da área de saúde, entre médicos, enfermeiros e odontólogos, atuam no Doutor Montenegro. São realizadas consultas, exames clínicos e laboratoriais, cirurgias de pequeno porte, pré-natal, além de palestras, distribuição de medicamentos e atenção farmacêutica.
Para prestar este apoio à população o navio é dotado de dois ambulatórios odontológicos com quatro cadeiras, dois consultórios médicos, um laboratório para exames, sala de trauma, sala de raio-X, sala de mamografia, uma enfermaria, uma sala de vacinas e uma farmácia, além de quatro lanchas orgânicas empregadas para atendimentos em locais de difícil acesso.
Ainda durante a visita, o socialista Valadares conversou com dirigentes da Marinha sobre a possibilidade de levar um trabalho similar ao feito no navio para a região Nordeste. “O Nordeste possui uma grande parcela da população carente de atendimento médico-hospitalar e poderia contar com um trabalho semelhante ao que é feito no Amazonas”, destacou o presidente da Cindra.
A Marinha do Brasil possui outros três navios que também levam atendimentos médico-hospitalar e odontológico às populações ribeirinhas.
O deputado foi recebido pelo comandante do 9º Distrito Naval da Marinha, Almirante Hecht, e pelo comandante da Flotilha do Amazonas, comandante Silva Filho.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Ascom do deputado Valadares Filho