O deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT) recebeu das mãos do corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Ives Gandra da Silva Martins, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho de 2013, no grau Grande Oficial. A solenidade foi realizada nesta quarta-feira (14.08) na sede do TST, em Brasília.
A Ordem homenageia pessoas e instituições que se destacaram por suas profissões ou serviram de exemplo para a sociedade.
O parlamentar comemorou o recebimento da comenda. "São ações como essa, de reconhecimento ao trabalho que tenho prestado à sociedade, que me estimulam mais ainda a continuar a caminhada na vida pública", explicou.
Cerca de mil pessoas acompanharam, ao som da banda dos fuzileiros navais, a entrega das comendas aos 43 agraciados na tarde desta quarta-feira. Além da Rede Globo e do Grupo Olodum, foram homenageados outros deputados federais, senadores, ministros, magistrados, advogados, empresários, professores, e profissionais da área de cultura e do esporte.
Ordem do Mérito
A Ordem do Mérito Judiciário foi instituída em 1970, e é concedida sempre no mês de agosto de cada ano. Constitui-se dos graus hierárquicos de Grão-Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, e tem o propósito de homenagear juristas eminentes e outras personalidades nacionais ou estrangeiras, que tenham se distinguido por suas atividades em prol da Justiça do Trabalho ou em quaisquer ramos do Direito. Também são agraciados servidores públicos que, por seus méritos, tenham se tornado alvo de distinção; além de instituições, pelos serviços prestados à Justiça do Trabalho.
O Conselho da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho é composto pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Carlos Alberto Reis de Paula (Grão-Mestre) e tem como membros o vice-presidente da Corte, ministro Antônio José Barros Levenhagen, o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Ives Gandra da Silva Martins, o ministro João Batista de Brito Pereira e a ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi.