A Assembleia Legislativa do RS (AL-RS) realizou nesta semana, em Sessão Solene, uma homenagem alusiva ao Dia Estadual da Consciência Negra. Na ocasião, o vereador Everlei Martins(PSB/Cruz Alta) recebeu das mãos do deputado Miki Breier e do Presidente da AL , deputado Pedro Westphalen, a Medalha Zumbi dos Palmares. Receberam a Medalha personalidades que fazem a diferença na luta em prol da comunidade negra em cinco áreas.
O socialista Everlei Martins recebeu o Prêmio na categoria política. Nas edições anteriores, o ganhador do título foi o Senador Paulo Paim e também o Fórum Nacional de Juventude Negra RS. O Prêmio tem o nome do líder negro Zumbi dos Palmares, ícone da luta pela liberdade dos negros e excluídos no País.
Para Everlei o prêmio é a garantia da valorização de seu trabalho em prol dos Direitos Humanos. “Erguer a bandeira dos movimentos sociais é o meu maior propósito como político, é através desses que a sociedade se compõe, se organiza”, afirmou.
O vereador salienta que seu objetivo de mandato é renovar a política. “O foco é ser a voz da Igualdade, fazer a diferença, promover a igualdade. “A bandeira da igualdade racial, políticas públicas para a comunidade negra e combate a intolerância religiosa deve ultrapassar o mês de novembro, deve ser constante, se tornar exercícios das lideranças”, salientou.
LUTA PELA IGUALDADE:
Na Câmara, o vereador Everlei, com menos de um ano de mandato protocolou junto ao Legislativo vários projetos de valorização da cultura negra. Entre esses, destaca-se a Criação do Conselho Municipal de Promoção, Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra. Além disso, na pauta pela categoria, Everlei luta pela intolerância religiosa, o respeito a todas as manifestações religiosas. O vereador ainda, foi o fundador da Negritude Socialista Brasileira (NSB) em Cruz Alta.