O deputado Vicente Selistre (PSB-RS) recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira (17), representantes da Associação Brasiliense das Empregadas Domésticas, Trabalhadoras e Trabalhadores do DF e Entorno (Asbrale-DF). O objetivo do encontro foi discutir a transformação da associação em sindicato das empregadas e os direitos do setor.
Para o parlamentar, a classe doméstica vive hoje uma situação especial. “Por isso, precisamos fazer que o sindicato seja, de fato, o representativo da categoria”, disse. O secretário da saúde do trabalhador da Central dos Trabalhadores do Brasil no DF (CTB-DF), Givaldo de Sousa, acredita que, com o apoio do deputado, a categoria adquire força para criar um sindicato.
Vice-presidente nacional da CTB e recém-nomeado membro titular da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara Federal, Vicente Selistre garantiu que brigará pela causa. “Vou falar da luta de vocês com a nacional da CTB para fundarmos esse sindicato”.
De acordo com a presidente da Asbrale, Samara Nunes, só no DF são 11 mil trabalhadores registrados, sendo que, apenas cinco mil trabalham regularizados. “Desses cinco mil, quase ninguém recebe o FGTS”, contou. “A nossa luta é muito difícil”, lamentou.