O nadador catarinense Fernando Scherer, o Xuxa, visitou a Liderança do PSB, nesta quinta-feira (5), e anunciou sua pré-candidatura a deputado federal pela Legenda. O ex-atleta, que despontou para o esporte em 1992, é filiado ao partido e aproveitou para se informar mais sobre os trabalhos na Câmara dos Deputados.
A Casa, que já conta com ex-atletas como o craque Romário (PSB-RJ) e o ex-goleiro Danrlei (PSD/RS), provavelmente será o palco de mais vitórias para Xuxa. Dessa forma, ele também avaliou quais bandeiras vai defender para o povo, caso seja eleito por Santa Catarina.
Perfil – Com 14 anos participou de suas primeiras competições e treinava no clube Doze de Agosto, sob o comando do técnico Carlos Camargo. Quando venceu os 50 metros e os 100 metros nado livre, do Troféu Brasil, em 92, os amigos denunciaram por meio de gritos o apelido pelo qual se tornou mais conhecido, Xuxa, surgido por causa dos cabelos loiros que pareciam os da apresentadora infantil.
Em 1995, conquistou o bicampeonato mundial de piscina curta no Rio de Janeiro. Por esses e outros feitos, Scherer foi eleito pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) o Atleta do Ano. As Olimpíadas de Atlanta (1996) firmaram de vez o nome de Fernando Scherer no cenário internacional.
Em 2000, abriu mão de todas as competições para se dedicar às Olimpíadas de Sidney. Porém, uma entorse no tornozelo direito, causado por uma queda em sua casa, quase o tirou dos Jogos. Ainda assim, o nadador foi para a Austrália e trouxe para o Brasil a medalha de bronze do revezamento 4 X 100 livre. A aposentadoria das piscinas veio em 2007, e atualmente o ex-atleta é comentarista de TV. (informações do site www.fernandoscherer.com.br)