Moradores das Zonas Norte e Sul marcaram presença na largada de Cristina 40 e seu vice Van Vilhena rumo ao segundo turno, em dois grandes comícios, terça-feira (02) e quarta-feira (03), na Rodovia do Curiaú e nos Congós, respectivamente, concentrando milhares de pessoas para ouvir as propostas de quem será a primeira mulher eleita prefeita de Macapá.
Em seus pronunciamentos, Cristina 40 tem dito porque defende a construção de creches: "Eu sou mulher, e sei da importância de creche na vida das mulheres, na vida da família e, principalmente, da juventude". E foi além: "Quantas mães de famílias, que moram em áreas de ressaca, perderam suas crianças por caírem na área alagada, por não terem condições de onde deixar seus filhos?".
Sobre os preconceitos que sofre diariamente pelo fato de ser mulher e negra disputando o pleito eleitoral: "Tenho orgulho de ser mulher e negra. Não sou corrupta, sou honesta e vou administrar essa cidade com muita responsabilidade e competência. A minha administração será diferente, porque vou garantir que os recursos públicos sejam investidos de forma correta e o povo terá voz na prefeitura", destacou.
Cristina lamentou o fato de Macapá ter perdido recursos para a construção de creches, repassados para 210 municípios de 21 estados, totalizando o valor de 77 milhões. O que a candidata falou é comprovado no site: http://www.fnde.gov.br/index.php/noticias-2012/3102-fnde-repassa-r-77-milhoes-para-a-construcao-de-creches-em-210-municipios
Autoridades mãos limpas que abraçam a campanha de Cristina 40 também marcaram presença no palanque que quer cuidar de Macapá.
E sabem por que apoiam? Vejam só:
Presidente da Câmara Municipal Rilton Amanajás: "Eu voto e apoio Cristina 40 porque ela tem experiência técnica e administrativa. Uma mulher determinada, guerreira e que tem sonhos, sonhos estes de fazer de Macapá uma cidade bonita, organizada. Uma cidade melhor para as pessoas que vivem aqui".
Deputado Estadual Manoel Brasil: "Precisamos de uma mulher que, acima de tudo, possa fazer uma gestão com amor, e essa mulher é Cristina. Cristina me orgulha porque sempre debateu os grandes temas do Amapá, tem conhecimento de causa e está preparada para ser a prefeita de Macapá".
Deputada Federal Fátima Pelaes: "Podemos, sim, fazer o desenvolvimento de nossa cidade. Eu quero realmente uma parceria do povo, e nós vamos estar lado a lado com Cristina, pois vamos juntas trabalhar incansavelmente para avançarmos para a vitória, para cuidar de Macapá".
Deputada Federal Janete Capiberibe: "A Cristina não fará só creches, ela vai agregar muito mais. Mais habitação, educação, mobilidade urbana, saúde. Em especial, atenderá a saúde da mulher, com pré-natal e outros acompanhamentos de extrema importância, pois Cristina tem compromisso e vai ofertar a saúde que a mulher precisa".
Senador João Alberto Capiberibe: "Nossa candidata à prefeita tem o poder de construir uma sólida parceria. Pela primeira vez, Macapá tem a oportunidade de eleger uma mulher para ser prefeita e dizer sim a creches. Dilma também sofreu preconceitos e chegou aonde está, governando com sabedoria, e Cristina vai governar Macapá com muita sabedoria, competência e compromisso".
Dora Nascimento: "Precisamos mudar a realidade do nosso município. Eu nasci em Macapá, sou filha dessa terra, que já foi a Joia da Amazônia e hoje está sucateada. Macapá precisa de uma governante que tenha capacidade e comprometimento, essa pessoa é Cristina 40".
Governador Camilo Capiberibe: "Cristina merece respeito porque chegou aonde está com muito esforço, seu e de sua família. Ela vai fazer creche porque está preocupada com a educação, com as crianças e com as mulheres, e vai ter meu apoio para tirar Macapá do buraco, para fazer asfalto, para urbanizar Macapá, pois em nossa gestão o dinheiro é usado para obras, para melhorar a vida da população".
No comício dos Congós, o vice Van Vilhena desabafou: "Tiraram da gente até o título de Joia da Amazônia, mas nós vamos recuperar. Macapá não aguenta mais as buraqueiras, a corrupção. O povo quer respeito!".
Nessa reta final do primeiro turno, Cristina 40 agradeceu à militância dos partidos pelo empenho e dedicação."Macapá é o município mais bonito da Amazônia, banhada pelo Rio Amazonas e cortada pela Linha do Equador, tem a maior preservação ambiental, mas está abandonada pelo poder público municipal, e é desse município que nós vamos cuidar", finalizou.
Ambos os comícios foram finalizados com a militância da Frente Popular gritando em uma só voz: "Já decidi, vou confirmar. Cristina Almeida prefeita de Macapá!".