
Foto: Aaron Phillipe
O secretário de Relações Internacionais, Paulo Bracarense, apresentou o novo manifesto e programa do PSB a lideranças da Aliança Progressista (AP), durante encontro no Rio de Janeiro. O livro está disponível agora nas versões inglês e espanhol, e futuramente será traduzido para o francês. O evento reuniu nos dias 22 e 23 de março dezenas de representantes de partidos socialistas e social-democratas de países da Europa, Ásia, Américas, África e Oceania. O encontro foi o primeiro da organização após a eleição da coordenadora-geral, Machris Cabreros, das Filipinas.
Após três anos de intensos debates e reflexões internas e com a sociedade, o livro da autorreforma faz uma autocrítica do papel do PSB e propõe uma profunda reformulação do sistema político. A publicação direciona as ações políticas dos socialistas para uma nova visão de futuro e enfrentamento dos desafios do século XXI, mantendo os valores de socialismo com liberdade. “Para propor uma reforma do sistema político, era muito importante que fizéssemos uma avaliação, uma autocrítica interna”, observou Bracarense.
O socialista, que também é secretário-geral da Coordenação Socialista Latinoamericana (CSL), afirmou que o novo programa do PSB incorpora o conceito de “socialismo criativo”, uma estratégia de ação política para o desenvolvimento de um modelo cuja economia é gerida por um Estado democrático, inclusivo e participativo, construído coletivamente para superar as profundas desigualdades sociais.
“Estamos buscando um caminho próprio brasileiro para superar a grande crise econômica, a crise política, o desafio ambiental e construir, a partir de então dessa concepção, uma proposta para a construção de um projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil”, explicou.
O secretário de Relações Internacionais agradeceu a Aliança Progressista pela oportunidade de o PSB ser o anfitrião do evento. Segundo ele, o PSB se colocou à disposição para colaborar com o fortalecimento da organização internacional, reiterando seu posicionamento de defender o socialismo com liberdade e democracia, sem qualquer compromisso com regimes autoritários.
“Para nós foi um privilégio, pois temos a Aliança Progressista como alta referência para o nosso partido. Estamos totalmente disponíveis para contribuir para o fortalecimento dessa organização que reúne lideranças, partidos e organizações que prezam fortemente pela liberdade e pela democracia, como é a tradição do nosso partido, criado em 1947 como uma alternativa às opções de esquerda postas até aquele momento. O nosso presidente [Carlos Siqueira] tem reforçado que esse é o ambiente no qual nós queremos participar”, enfatizou.
Confira fotos do evento no Flickr do PSB Nacional:
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional