
Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife
A Prefeitura do Recife lançou o Bora Impactar, uma plataforma que conecta quem quer ajudar a quem precisa de apoio, fortalecendo as ONGs e projetos sociais que atuam na cidade. A iniciativa inovadora reforça o compromisso com a solidariedade e o impacto social, conectando cidadãos, empresas e organizações para multiplicar oportunidades e transformar vidas em nossa cidade.
“É um prazer estar aqui, podendo ver uma solução pública de tecnologia, possibilitando o encontro de pessoas, instituições e histórias. A gente quer conectar empresas que possam fazer doações, fazer algo de impacto social, com instituições que têm um trabalho na ponta que precisam desse apoio da sociedade civil. A prefeitura se coloca como uma facilitadora disso. Se formos utilizar na linguagem do comércio somos um marketplace, mas a diferença é que não recebemos nada por isso e nem queremos receber. O benefício para a Prefeitura é ver a cidade se conectando vendo as coisas melhorando para todo mundo”, afirmou o prefeito João Campos, ao comparecer ao evento.
A iniciativa nasceu da necessidade de dar mais visibilidade ao trabalho de organizações não governamentais e de incentivar a solidariedade como parte do cotidiano dos recifenses. Para isso, a Prefeitura realizou um mapeamento das soluções já criadas para o terceiro setor, ouviu as organizações, visitou projetos e buscou entender de que forma poderia contribuir para ampliar o impacto dessas entidades. O resultado é uma plataforma inovadora, que não só facilita doações, mas também capacita ONGs, conecta voluntários e incentiva o engajamento social.
A plataforma permite doações de sangue, adesão à autorização eletrônica para doação de órgãos, doação financeira e até a destinação de valores através do Imposto de Renda. Quem prefere doar seu tempo pode se cadastrar como voluntário e oferecer habilidades ou apoio em atividades rotineiras das organizações. Há ainda a possibilidade de contribuir doando móveis, eletrodomésticos e utensílios que não têm mais utilidade, mas podem ser preciosos para outra pessoa, por exemplo.
O Bora Impactar já chega com mais de 40 instituições cadastradas. Mais do que apenas viabilizar doações, a plataforma fortalece as ONGs oferecendo cursos, vídeos e e-books para aprimorar sua gestão e aumentar sua sustentabilidade. A inicativa também contará com uma ferramenta de inteligência artificial que vai auxiliar na criação de projetos para participação em editais, facilitando o acesso a recursos que podem ampliar ainda mais o alcance dessas iniciativas.
O projeto contou com a parceria do Centro de Informática da UFPE, que desenvolveu duas ferramentas tecnológicas que integram a plataforma. O trabalho está alinhado ao projeto de extensão universitária “Mecanismos de Inovação Social Aberta através da Extensão Universitária”.
Com informações da Prefeitura do Recife