O governador João Azevêdo lançou, em solenidade realizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, o calendário das 16 Audiências Públicas Regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) – Ciclo 2025. A iniciativa, que integra a política de participação cidadã do governo, busca fortalecer o protagonismo popular na definição dos investimentos públicos e na tomada de decisões da gestão estadual.
As plenárias ocorrerão nas 14 regiões geoadministrativas da Paraíba, mobilizando a população dos 223 municípios do estado.
Durante o lançamento, João Azevêdo destacou o papel do Orçamento Democrático como instrumento de escuta e inclusão popular na construção das políticas públicas. “Vamos iniciar mais um ciclo para entender e incluir as prioridades do povo no orçamento do estado, por meio do instrumento do Orçamento Democrático, que faz com que a Paraíba avance. Essa é a maior expressão da democracia participativa e eu tenho certeza de que teremos uma grande participação da sociedade. Além disso, vamos aproveitar para entregar obras e políticas públicas, demonstrando o nosso respeito com a população e reforçando a nossa visão municipalista”, afirmou.
O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, enfatizou a importância das contribuições da sociedade para a formulação da Lei Orçamentária Anual (LOA). “Tudo o que é debatido nas audiências entra em nosso banco de dados e ajuda a definir prioridades regionais. É essencial que a população participe, porque quanto maior a adesão, mais eficaz será a atuação do governo”, ressaltou.
Segundo o secretário executivo do ODE, nesta edição, haverá um foco especial no diálogo com moradores da zona rural sobre os impactos das mudanças climáticas. “Queremos escutar quem mais sente esses efeitos e construir soluções conjuntas para promover resiliência”, disse.
A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, também reforçou o valor da pauta ambiental no debate intersetorial das audiências. “Falar de meio ambiente é falar de pessoas. Precisamos pensar a biodiversidade de forma integrada e com participação social para garantir políticas públicas eficientes e sustentáveis”, defendeu.
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, elogiou o caráter municipalista da gestão estadual. “O governador tem interiorizado ações que impulsionam o crescimento dos municípios. Tenho certeza de que este será o melhor ano do Orçamento Democrático”, afirmou.
Com informações do Governo da Paraíba