
Foto: Wagner Ramos/PCR
Em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, celebrado anualmente em 28 de junho, a Prefeitura do Recife lança novidades na Plataforma Recife Sem Preconceito, disponível no aplicativo ou no site Conecta Recife.
A plataforma de denúncias de LGBTfobia teve atualizações para tornar o processo mais inclusivo e acessível. O site também ganhou um novo endereço, mais direto e de fácil memorização: recifesempreconceito.recife.pe.gov.br.
Entre as novidades, está a inclusão de campos adicionais que permitem informar a condição de pessoa intersexo e a autoidentificação racial, promovendo uma abordagem mais detalhada e respeitosa às diversas identidades. As categorias de “Identidade de gênero” e “Orientação sexual” também foram revisadas, passando a contar com classificações mais precisas e representativas.
Outra melhoria importante é a possibilidade de selecionar múltiplos tipos de violência em uma mesma denúncia, com a opção de detalhar ocorrências não listadas por meio da categoria “Outros”. Para facilitar o preenchimento, foram incluídas descrições autoexplicativas sobre diferentes tipos de violência sofridos pela população LGBTI+.
Após o envio do relato, a pessoa denunciante recebe um protocolo por WhatsApp e e-mail e pode acompanhar o andamento do caso diretamente na plataforma.
A prefeitura, sob a gestão do prefeito João Campos (PSB), tem como objetivo tornar Recife a capital da inclusão por meio do combate à discriminação e o estímulo às pessoas para que denunciem os casos de LGBTfobia.
Com informações da Prefeitura do Recife