O prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, participou, nesta terça-feira (4), no Rio de Janeiro, do encontro mundial do C40, rede que reúne os chefes dos poderes Executivos municipais de grandes cidades comprometidas com o combate às mudanças climáticas. O evento é preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que será realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém do Pará.
Em sua participação, Campos apresentou as ações que o Recife tem desenvolvido com jovens de áreas vulneráveis em ações pelo clima, em parceria com a Fundação Bloomberg, uma das maiores do mundo em filantropia para cidades. Segundo ele, mais de 600 jovens participam de 18 grupos comunitários voltados à sustentabilidade e à redução de riscos ambientais. Desses jovens, 36 deles vão representar a capital pernambucana na COP30.
“As áreas mais pobres estão 15 vezes mais suscetíveis a desastres naturais. Engajar a juventude dessas regiões é uma forma de protegê-las e transformar a cidade”, afirmou.
O prefeito ainda teve um encontro com a presidente da Fundação Bloomberg, Patricia E. Harris. A parceria do Recife com a instituição se dá nas áreas de mobilidade, governança de dados e sustentabilidade urbana.
Segundo Campos, a cooperação tem contribuído para ampliar projetos de inovação climática, como o Jardim Filtrante, que trata 350 mil litros de água por dia em um canal da cidade.
O encontro ainda contou com debates promovidos pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), com foco em políticas públicas e sustentabilidade.
Além disso, Campos assinou um contrato de R$ 2,5 milhões para investimentos no bairro do Cajueiro, na Zona Norte do Recife. O recurso é fruto de uma proposta elaborada pela Agência de Inovação e Estratégia (Áries) e apoiada por um fundo nacional de meio ambiente.
“Um dia intenso, de boas notícias e de muito orgulho por ver o Recife sendo referência global em clima, juventude e futuro”, pontuou João Campos.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Jornal do Commercio



