
Foto: Sergio Alberto/Assessoria Rollemberg
O candidato do PSB à reeleição no Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, lançou seu plano de governo intitulado “Casa arrumada, hora da virada”, na noite desta segunda-feira (13), em Brasília.
Rollemberg destacou que, em quase quatro anos de gestão, possui profundo conhecimento da realidade do DF e das demandas da população. Por isso, convocou os presentes a participarem da campanha eleitoral, que tem início oficial nesta quinta-feira (16), para dar continuidade aos seus projetos.
“Ninguém mais do que nós sabe interpretar os desejos da população. Por isso, estamos prontos para irmos às ruas com esse documento nas mãos, mostrando como pegamos a cidade quatro anos atrás, o que fizemos num ambiente de dificuldade financeira e o que nos propomos a fazer daqui pra frente”, disse.
Na área da saúde, o candidato se compromete a garantir 100% da cobertura do programa Estratégia Saúde da Família, de atenção primária, nas comunidades mais vulneráveis. A melhoria da infraestrutura de Unidades Básicas de Saúde (UBS) já existentes e a construção de novas em regiões como Ceilândia, Samambaia, São Sebastião e Paranoá também fazem parte do programa do socialista. Além disso, a construção de um Hospital do Câncer é outra prioridade do socialista.
De acordo com o documento, será dada continuidade à ampliação do acesso à educação infantil no DF. Em sua gestão, Rollemberg garantiu a universalização da educação para crianças de 4 a 5 anos, que estão matriculadas em creches públicas ou conveniadas. O compromisso agora é universalizar para crianças de 3 anos e ampliar o acesso para quem tem até 2 anos. “Para isso, nós já apontamos diversas creches e os endereços de onde serão construídas”, afirmou. Outra proposta é a construção de 14 Centros Interescolares de Línguas (CIL) e o investimentos em novos modelos pedagógicos para o ensino médio.
Em relação à mobilidade urbana, o programa prevê a conclusão do BRT Sul (que liga as regiões administrativas de Santa Maria e Gama ao Plano Piloto), a implantação do BRT Norte (ligará o Plano Piloto à Sobradinho e Planaltina) e do Eixo Oeste (ligará o Plano Piloto até a região do Sol Nascente). Rollemberg destaca que já estão em fase de conclusão três novas estações de metrô e que irá licitar, ainda neste segundo semestre, a expansão do metrô de Samambaia e de Ceilândia, além da ampliação deste meio de transporte para o início da Asa Norte.
Para a área de habitação, o socialista criará um programa de aluguel social para as famílias carentes e, especialmente, para os idosos. Também dará continuidade à regularização fundiária, que já entregou mais de 63 mil escrituras. Rollemberg fortalecerá o Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB), articulando as câmeras privadas com as públicas para poder, através da tecnologia, melhorar os indicadores de segurança pública do DF.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional