
Foto: Humberto Pradera
A Liderança do PSB na Câmara dos Deputados inaugurou a galeria de fotos de seus ex-líderes em uma cerimônia nesta quinta-feira (28), em Brasília.
Instalado na sala de reuniões da Liderança do partido na Casa, o painel reúne fotografias dos 27 parlamentares que ocuparam a função desde 1987.
Estiveram presentes o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, o atual líder, deputado federal Tadeu Alencar (PE), e a ministra do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes, que liderou a bancada em 2011.
Os ex-líderes Rodrigo Rollemberg (2009-2011), Beto Albuquerque (2013-2014) e Júlio Delgado (2014-2015; 2017-2018) também estiveram presentes na solenidade.
Durante a cerimônia, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, destacou a importância da iniciativa para o conhecimento da história do partido e do país pelas futuras gerações.
“Essa iniciativa é muito importante porque nós somos um país sem memória, e a memória política permite que futuras gerações conheçam a história de nosso país e do nosso partido”, afirmou.
Siqueira lembrou os ex-governadores e ex-presidentes do PSB, Miguel Arraes e Eduardo Campos, como líderes que seguem inspirando socialistas e brasileiros, além de fundadores do partido como João Mangabeira, Antônio Houaiss e Jamil Haddad. Arraes e Campos lideraram a bancada socialista na Câmara entre 1993 e 1994; e 2001 e 2004, respectivamente.
“O PSB é hoje o partido mais antigo na história política republicana, que tem guardado sua coerência na defesa dos valores da liberdade e da democracia”, destacou Siqueira.

Foto: Humberto Pradera
Para Tadeu Alencar, a galeria de fotos é um tributo à memória do partido que, em seus 70 anos de história, “nunca claudicou” em seus deveres.
“É uma honra figurar nessa galeria. Não recusaremos a tarefa de contribuir com os interesses do país, com ideias e com propostas. O partido tem sido o sustentáculo da democracia, da República, dos princípios e dos valores que nos trouxeram até aqui, e assim seguiremos com o nosso trabalho”, afirmou.
Prestigiaram ainda a cerimônia o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o vice-presidente da Casa, Fábio Ramalho (MDB-MG), e o terceiro secretário da Mesa Diretora, deputado JHC (PSB-AL).
Ex-líderes
O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, reforçou a necessidade de união da bancada socialista, sobretudo no atual momento político que vive o país. “Precisaremos de muito espírito público e de muita unidade no campo progressista, para que possamos avançar na construção de um país menos desigual e mais generoso no compromisso com a população”, afirmou.
Líder do PSB quando Eduardo Campos se preparava para se lançar candidato à presidência da República, entre 2013 e 2014, Beto Albuquerque acredita que um líder socialista deve representar a expressão da história e do pensamento do partido. “Os líderes são importantes quando têm absoluta sintonia com o partido. Devem estar conectados com a história, com as lutas, com os programas e as convicções da base de militantes”, declarou.
“Esse papel é fundamental para a vida do partido. Mas, além disso, é um papel que projeta os ex-líderes para espaços enobrecidos para que, assim, possam contribuir em outras esferas com uma política pública e social, que é a pauta do PSB”, afirmou o deputado federal Júlio Delgado (MG).
Veja a galeria de fotos:
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Liderança do PSB na Câmara