
Foto: Paulo Almeida/Divulgação
O programa Atitude do Governo de Pernambuco está entre as sete melhores políticas de atenção a usuários de drogas no mundo, segundo a Open Society Foundations (OSF), fundação internacional que apoia projetos que promovem justiça, educação e saúde pública em diversos países.
O Governo de Pernambuco firmou uma parceria técnica com a fundação para impulsionar as ações do programa, que atendeu 128.856 pessoas em 2018, um recorde desde a sua criação.
O governador Paulo Câmara e o secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, receberam neste mês a visita da representante da OSF, Sarah Evans, autora do livro Lições Brasileiras de Saúde, Segurança e Cidadania – Crack: Reduzir Danos, lançado em 2016.
O Atitude é o único programa brasileiro que consta no relatório Limites de Velocidade: Redução de Danos para pessoas que usam estimulantes, lançado na Holanda pela Stichting Mainline, instituição sediada em Amsterdã, que está realizando, desde 2018, essa pesquisa mundial.
O programa atua nas cidades do Recife, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes com apoio a usuários de drogas e a seus familiares.
Entre as ações estão o acolhimento intensivo, o aluguel social e o Atitude nas Ruas, que oferece proteção às vítimas de violência, além de atendimento espontâneo a usuários de crack e álcool.
Aos acolhidos, são oferecidos cuidados de higiene, alimentação, atendimento psicossocial e encaminhamentos às redes SUS e SUAS.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional