
Foto: Hélia Scheppa/Gov. PE
O governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) anunciou a expansão do maior programa de alfabetização da história do Estado, o Criança Alfabetizada. Na nova etapa, passará a contemplar alunos da pré-escola, de quatro a cinco anos de idade, da rede pública de ensino.
O socialista afirmou que a ampliação do Criança Alfabetizada reforça seu êxito na primeira etapa e garante que mais crianças aprendam a ler e escrever no tempo certo.
“Trabalhamos todos juntos nessa primeira etapa, fizemos capacitações, entregamos materiais didáticos e realizamos oficinas. Acompanhei pessoalmente algumas ações e vi de perto a motivação de quem está ajudando nesse projeto”, disse.
“Este ano, vamos expandir nosso trabalho. Nosso objetivo é que cada vez mais as crianças tenham acesso aos seus direitos e que Pernambuco continue avançando, porque temos condições para isso”, destacou.
Iniciativa do Governo do Estado, com investimentos de R$ 50 milhões, o programa já conta com a adesão total de 184 municípios pernambucanos, envolvendo o primeiro e o segundo ano do ensino fundamental. A proposta é que todas as crianças alunas da rede pública aprendam a ler e escrever até os sete anos de idade.
Câmara garantiu ainda que o trabalho continuará a ser realizado junto com os municípios, professores, gestores e alunos.
“A educação é uma longa estrada, mas quando a iniciamos de maneira certa, sabemos que qualquer dificuldade vai ser ultrapassada com unidade, diálogo, transparência e muita vontade de acerta”, finalizou durante a realização do I Seminário Criança Alfabetizada.