
Foto: Hélio Filho/Secom Gov. ES
O Espírito Santo iniciou o ano de 2020 com redução de homicídios dolosos e o segundo melhor indicador para um mês de janeiro dos últimos 24 anos. Foram 95 casos nos 31 dias que se passaram, contra 103 do mesmo período em 2019. Os dados foram apresentados pelo governador Renato Casagrande (PSB) durante reunião de avaliação e monitoramento do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
O Estado Presente foi criado e implantado pela gestão de Casagrande no governo entre 2011 e 2014. Em seu novo mandato, o governador retomou as ações que consistem em um conjunto articulado de política públicas, envolvendo secretarias e órgãos da administração estadual, com foco na redução dos índices de violência e criminalidade no Espírito Santo.
A região da Grande Vitória teve a maior redução (21,5%) e o melhor resultado dos últimos 23 anos. As regiões Norte, com menos 6,3%, e Serrana, com queda de 66,7%, comparado com o mesmo período do ano passado, também demonstraram bons indicadores.
Entre os municípios do Estado, Vitória saiu de 11 casos de homicídios no ano passado, para somente dois em janeiro deste ano. Cariacica também registrou queda, com seis mortes violentas, contra 11 em 2019, uma redução de 45%.
Em relação ao assassinato de mulheres, o número caiu de nove para oito, no comparativo entre os meses de janeiro dos dois anos, sendo que, em relação ao feminicídio – quando o homicídio praticado contra a mulher decorre do fato de ela ser mulher -, houve queda de 20%, com redução de cinco para quatro casos.
Para Casagrande, os indicadores de janeiro deste ano demonstram que o Estado Presente “está muito bem estruturado metodologicamente”. Em seu primeiro ano desde sua retomada, o programa obteve redução do número de homicídios abaixo de mil casos em um ano. Ao todo, foram registradas 978 mortes ao longo de todo o ano de 2019.