A rede de ensino público de Rio Branco foi premiada com os selos de Bom Percurso e Destaque Regional no lançamento do ‘Estudo Educação Que Faz a Diferença’, iniciativa do Instituto Rui Barbosa com o apoio de tribunais de contas de todo o país.
O estudo destaca a gestão organizada na educação do município, com formação continuada dos professores, além do trabalho de união dos servidores e a melhoria da aprendizagem dos estudantes.
De acordo com a prefeita socialista Socorro Neri, para alcançar os resultados positivos que renderam o prêmio à Prefeitura, a rede de educação municipal possui uma equipe de profissionais escolhidos com base em bons resultados e realiza visitas constantes às escolas. Socorro Neri reforça que a educação é prioridade em sua gestão.
“Eu que neste momento estou prefeita, mas sou professora com 35 anos de magistério, recebo com muita alegria e satisfação essa notícia de que estamos no caminho certo. No início deste ano nós demos posse a mais de mil servidores efetivos somente na Educação”, destacou Socorro Neri.
“O que ajuda a demonstrar o quanto temos nos esforçado para dar condições e garantir aos nossos alunos uma formação de qualidade onde eles não apenas aprendam, mas desenvolvam capacidades, tolerância, que sejam colaborativos porque o ambiente escolar é o mais importante da sociedade, é nele que se formam as futuras gerações”, disse a prefeita.
O estudo busca reconhecer e dar visibilidade às redes de ensino municipais que realizam um trabalho de destaque no ensino fundamental, além de documentar e identificar as práticas pedagógicas e de gestão empregadas por essas redes. Com isso, a ideia é que essas iniciativas possam servir de inspiração para outros municípios.
Atualmente, Rio Branco tem cerca de 25 mil alunos matriculados na rede municipal distribuídos em 86 escolas e em outros 16 espaços anexos.
Em todo o Brasil, são 118 redes reconhecidas pelo estudo como executoras de boas práticas de ensino. Além dos bons resultados no ensino fundamental, elas atingiram critérios mínimos de qualidade na Educação Infantil.
Foram analisados indicadores como aprendizado dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, segundo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017; Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) atual e evolução desde 2005; e taxas de aprovação, conforme o Censo Escolar.