
Foto: Liderança do PSB na Câmara
O deputado federal Denis Bezerra (PSB-CE) foi eleito por unanimidade, nesta quarta-feira (27), presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa para o ano legislativo de 2022. Já o deputado Vilson da Fetaemg (PSB-MG) foi eleito vice-presidente.
São algumas atribuições da comissão, receber, avaliar e investigar denúncias relativas à ameaça ou à violação de direitos da pessoa idosa; fiscalizar e acompanhar os programas governamentais relativos à proteção dessas pessoas; e monitorar as políticas públicas relacionadas aos idosos.
Denis Bezerra foi vice-presidente do colegiado durante os anos de 2019 e 2020. Atuante em defesa dos direitos dos idosos, ele apresentou recentemente um Requerimento de Informação ao ministro da Infraestrutura para apurar o não cumprimento das leis que garantem assentos e gratuidade às pessoas idosas ou com deficiências em empresas de transporte rodoviário interestadual.
O socialista afirmou que pretende trabalhar para reduzir os impactos da desigualdade social nos cerca de 30 milhões de idosos do País. “A desigualdade social, infelizmente, acarreta muitas nas mazelas sociais à população idosa e essa é uma das principais batalhas que nós temos que enfrentar: reduzir a violência psicológica, a violência econômica e até mesmo a violência física contra os nossos idosos”, disse.
Ainda segundo Denis, o colegiado vai trabalhar para inserir mais idosos no mercado de trabalho e para conscientizar essa parcela da população da importância de participar do processo eleitoral.
Advogado, tabelião e empresário, o deputado Denis Bezerra está no primeiro mandato de deputado federal. Além de 1º vice-presidente dessa comissão, de 2019 a 2021, já foi titular das comissões de Viação e Transportes; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e da comissão especial do projeto sobre superendividamento do consumidor (PL 3515/15). Também foi titular da comissão externa do Envelhecimento Saudável.
Com informações da Liderança do PSB e da Agência Câmara