
Foto: Divulgação
Centenas de pessoas lotaram as ruas de São Luís na primeira caminhada do governador Carlos Brandão (PSB), candidato à reeleição no Maranhão. A concentração começou no fim da tarde desta quinta-feira (17), na praça João Lisboa. De lá, Brandão seguiu acompanhado por apoiadores, com bandeiras e muita animação, em marcha pelas ruas do Centro até a Biblioteca Pública Benedito Leite.
Ao encerrar a caminhada, acompanhado de Felipe Camarão, candidato a vice e de Flávio Dino (PSB), candidato ao Senado, Brandão fez um discurso à multidão. Ele agradeceu a acolhida calorosa dos eleitores, reconhecendo o gesto como gratidão pelo trabalho realizado nos últimos sete anos de governo.
“Aqui, eu vejo um sentimento de fé, alegria e esperança no coração, pelo nosso governo. Um governo que já foi testado e aprovado, e tem que continuar, porque o Maranhão não pode retroceder, o Maranhão tem que continuar avançando”, afirmou.
Em sabatina promovida pelo site Imirante, na segunda-feira (15), Brandão afirmou que 100 áreas de quilombos no Maranhão serão regularizadas ainda neste ano. Além disso, serão implantados programas de integração e inserção de indígenas e quilombolas no mercado de trabalho, disse.
Sobre a educação, Carlos Brandão destacou os avanços do programa Escola Digna, que realizou mais de 1500 obras educacionais em todo Maranhão, e a política de valorização dos profissionais de educação, com o pagamento das progressões salariais dos professores da rede estadual.
“Professores que faziam seus cursos, suas capacitações, e estavam desmotivados por que isso não aumentava seu salário, não aumentava de posto, de posição. Além disso, a gente fez com que os professores tivessem os melhores salários do Brasil”, observou.
O governador destacou ainda que todas as escolas do Maranhão receberão internet de fibra óptica. Será implantado um cinturão digital no estado, que ampliará a área de cobertura de sinal digital.
“Nós vamos receber um recurso do antigo Fundef, no ano que vem, que é um recurso de precatório, e a gente pretende colocar todas as escolas com internet de fibra ótica, que é um recurso significativo, que vai nos permitir não só levar internet a todas as escolas, mas também a todos os municípios”, pontuou, lembrando que o recurso já está assegurado.
Na saúde, o candidato do PSB falou sobre a inauguração da 3º e 4ª etapa do Hospital da Ilha até dezembro. O hospital terá 400 leitos, sendo 19 leitos exclusivos para queimados e 72 de UTI.
Brandão destacou ainda os esforços da gestão Flávio Dino, do qual foi vice-governador, no combate à pandemia de Covid-19. Ele pontuou que o Estado foi o que teve o melhor desempenho do país na crise sanitária.
“Fizemos um exercício muito grande, não só na construção provisória de hospitais de campanha, mas na ampliação do número de hospitais, leitos de UTI, uma grande contratação de profissionais de saúde, de forma que o Maranhão foi o estado que teve o melhor desempenho no combate à covid, com muita indicação e liderança do governador Flávio Dino”, destacou.
Com informações dos sites Imirante, O Imparcial e do blog Gilberto Leda