
Centro comunitário beneficiará cinco bairros do Recife com cursos de idiomas e aulas de natação. Foto: Andréa Rego Barros/Prefeitura do Recife
O prefeito do Recife, Geraldo Julio, anunciou o lançamento do segundo Centro Comunitário de Paz (Compaz) da capital pernambucana. O espaço criado para oferecer atividades gratuitas de educação, cultura, lazer e esporte será inaugurado no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, no próximo dia 12 de março, data em que a cidade comemora seus 480 anos.
“O Compaz é um equipamento que pertence à comunidade. A população opinou no projeto, os serviços e ações que serão oferecidos a partir do dia 12 de março. Vamos buscar parcerias com ONGs e empresas que queiram contribuir para mudar a vida dos que serão atendidos no local”, declarou o prefeito.
Com investimento de R$ 32 milhões, o Compaz Escritor Ariano Suassuna foi construído em uma área de 17 mil metros quadrados. O espaço reúne biblioteca, piscina, quadras poliesportivas, pistas de skate e de atletismo. Os serviços serão oferecidos gratuitamente e beneficiarão moradores dos bairros Cordeiro, Torrões, Prado, San Martin e Bongi, que juntos somam uma população de cerca de 150 mil.
O Compaz Escritor Ariano Suassuna oferecerá à população cursos de idiomas, atividades esportivas como futebol, futsal, natação e hidroginástica. No espaço também funcionará alguns serviços de atendimento ao público oferecidos pela Prefeitura, como os do Procon e a Mediação de Conflitos.
Assim como no Compaz Eduardo Campos, inaugurado em março de 2016 no Alto Santa Terezinha, Zona Norte do Recife, a biblioteca será um dos principais atrativos do Compaz Cordeiro. O acervo inicial do espaço, por exemplo, contará com cerca de 6 mil livros comprados pela prefeitura e mais 4 mil doados por parceiros como a Fundação Itaú Social.
Com informações da Prefeitura do Recife e do Jornal do Commercio