O trem Brasília-Luziânia vai transportar passageiros
Em 2011 o Ministério da Integração Nacional, por intermédio da Sudeco, o Ministério dos Transportes, por intermédio da ANTT e do DNIT, e os governos do Distrito Federal e de Goiás firmaram acordo de cooperação para dar início à transformação da linha férrea entre Brasília e Luziânia (GO) em linha regular mista de transporte de passageiros e cargas. Além de integrar ainda mais a região, a implantação do novo meio de transporte beneficiará cerca de 500 mil moradores do Entorno Sul do Distrito Federal.O Edital de licitação para contratação dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Socioambiental (EVTEA), deve ser lancado na primeira quinzena de outubro de 2012.
Trem – Linha Brasília/Anápolis Goiania
O objetivo desta ação é a elaboração dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Socioambiental (EVTEA) necessários para a outorga da exploração do serviço público de transporte regular de trem de média velocidade de passageiros e carga no trecho ferroviário Brasília-DF, Anápolis e Goiânia-GO, e da construção da infraestrutura ferroviária necessária, aproveitando trecho da EF-151, denominada Ferrovia Norte-Sul.
– Foi publicado no último dia 17 de setembro no Diário Oficial da União, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), um Aviso de Manifestação de Interesse para seleção de consultores para realização de estudos de viabilidade técnica, econômica e socioambiental (EVTEA) necessários à outorga da exploração do serviço público de transporte ferroviário regular de passageiros e de cargas no trecho Brasília-Anápolis e Goiânia.
A ANTT faz parte de um comitê técnico que tem como objetivo a implantação do trem Brasília-Anápolis–Goiânia, presidido pelo diretor superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado, que está conduzindo o processo de implantação da ferrovia Brasília-Anápolis-Goiânia para o transporte de cargas e passageiros. O comitê é formado por representantes do Ministério da Integração Nacional, Ministério dos Transportes, ANTT, DNIT, VALEC, Governo de Goiás e Governo do Distrito Federal.
Os serviços incluem a preparação de um estudo de viabilidade para implantação de uma nova infraestrutura ferroviária entre Brasilia, Anápolis e Goiânia. Compreende o diagnóstico da situação atual do transporte entre as duas cidades e a integração com o Corredor Ferroviário Norte-Sul; o estabelecimento de cenários de evolução da demanda frente à oferta atual e prevista de transporte; estudos preliminares técnicos e econômicos, bem como estudos de impactos sócio-ambientais da nova ligação ferroviária; estudo financeiro, operacional, jurídico, institucional e normativo visando estabelecer a viabilidade da outorga da exploração do serviço público de transporte ferroviário regular de passageiros e de carga.
Os recursos utilizados para a realização dos estudos serão do Banco Mundial e as empresas habilitadas a participar podem fazer parte de consórcios nacionais ou internacionais.