A advogada e ativista em direitos humanos Maria Eduarda Aguiar filiou-se ao PSB em ato que contou com a presença de diversas lideranças socialistas, na sede do PSB-RJ. Primeira advogada trans a ter o nome reconhecido na Ordem dos Advogados Brasileiros do Estado do Rio de Janeiro (OAB-RJ), Maria Eduarda passa a integrar a LGBT Socialista, segmento organizado do PSB sob a liderança de Tathiane Araújo.
Maria Eduarda é ex-presidente e atual coordenadora temática da ONG Pela Vida, onde presta apoio psicológico e jurídico à população trans e a pacientes com HIV. A militante também presidiu o Conselho Estadual LGBT, dando sua contribuição para o avanço das pautas da comunidade LGBTQIA+ no Estado do Rio de Janeiro.
“A filiação de Maria Eduarda Aguiar ao PSB representa um fortalecimento significativo da voz trans e LGBTQIA+ na política. Simboliza um compromisso com as políticas públicas de inclusão e a defesa intransigente dos direitos humanos. Com mais esse passo, o PSB segue consolidando sua identidade de partido comprometido com a diversidade e a justiça social”, afirma Tathiane Araújo.
Maria Eduarda ressaltou que se filiou ao PSB por ser uma partido aberto à causa LGBTQIA+ e por sua importância histórica e nacional. “Eu me filiei ao PSB por entender ser um partido aberto à pauta LGBT e de direitos humanos, além de outras pautas importantes para a reconstrução do nosso país e para ajudar a lutar agora, no partido, pelas pessoas que mais precisam”, afirmou. “Agradeço o apoio da querida Tathiane Araújo, nossa representante maior LGBT no PSB, e a todas e todos que estiveram na minha filiação. Venho para construir e para trabalhar”, agradeceu.
O ato de filiação contou com as presenças de Renato Jefferson, secretário de Organização do PSB-RJ; Roberta Barcelos, secretária de Mobilização do Segmento Estadual de Mulheres RJ; e Agatha Tariga, conselheira estadual LGBTQIA+ do Rio de Janeiro, que também oficializou adesão ao partido.
Além deles, também participaram o vereador Quaty, ex-presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e William Carvalho e Joyce Rodrigues, ex-candidata no município de Bom Jesus do Itabapoana.
Assessoria de Comunicação/PSB nacional