O deputado federal Alexandre Roso (PSB-RS) é um dos cinco parlamentares da Câmara dos Deputados que compõem a delegação brasileira que representa o País na 47ª Sessão da Comissão de População e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (CPD/ONU). O evento acontece durante toda essa semana, em Nova York.
No encontro, diversas nações estarão reunidas para discutir temas prioritários da agenda de população e desenvolvimento, no processo conhecido como Cairo +20 – que fará uma revisão na Convenção do Cairo sobre População e Desenvolvimento, assinada em 1994.
Roso, que é membro titular da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, ressalta que o momento será de discutir questões como os direitos sociais das mulheres, dos afrodescendentes, da população LGBT e os direitos reprodutivos e sexuais. “Precisamos aprimorar nossas políticas públicas para que elas atendam às necessidades da população, levando em conta os avanços e mudanças ocorridas nos últimos anos. O desenvolvimento sustentável de uma nação depende do seu engajamento com as políticas econômicas, sociais e ambientais do seu país”, ressalta o parlamentar.
A realização da 47ª Sessão faz parte da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD) para além de 2014, que culminará na Assembleia Geral da ONU em setembro deste ano. A CIPD Além de 2014 é uma revisão que pretende revelar o que funcionou melhor, como responder aos novos desafios, e, finalmente, definir um conjunto de novas recomendações para garantir que cada indivíduo tenha uma vida saudável, com respeito, dignidade e direitos iguais, em um mundo que olhe além de 2014.