Um novo modelo de desenvolvimento para a regiāo Norte, que apresente novos mecanismos e fortaleça as politicas em curso. Esse foi o mote do encontro programático realizado pela aliança PSB-Rede Sustentabilidade-PPS-PPL em Manaus, onde a Fundação João Mangabeira (FJM) reuniu dirigentes, militantes e simpatizantes para aprofundar o debate em torno das diretrizes que balizam a formulaçāo do programa de governo.
“O PSB sempre foi solidário com a Zona Franca de Manaus, mas é preciso pensar outras alternativas de desenvolvimento, que ampliem esse modelo”, disse à imprensa o presidente nacional do PSB e pré-candidato da aliança à Presidência, Eduardo Campos.
Lotado, o auditório da Assembleia Legislativa do Amazonas acolheu mais de 400 pessoas vindas dos sete Estados da regiāo.“Nós precisamos derrotar esse bloco que está aí e esse nāo é um projeto para 2018, é para já”, afirmou o presidente nacional do PPS, Roberto Freire. “O Brasil exige o debate e o Eduardo é quem pode liderar esse processo e apresentar um novo rumo para o país”. Deputado federal, Freire fez uma análise sombria da conjuntura brasileira e defendeu um esforço amplo para sustentar a candidatura de Eduardo e Marina Silva. “O governo da Dilma se esmilíngua e mesmo seus aliados já nāo percebem uma perspectiva de futuro para seguirem juntos”, disse.
Governador de Roraima, o socialista Francisco Rodrigues enalteceu a importância do encontro, frisando que o desenvolvimento da regiāo Norte Exige diálogo e um novo planejamento estratégico. “ Como todo brasileiro, eu sonho com um Brasil melhor, me que haja menos desigualdade entre as regiōes”, afirmou. “ A uniāo de Eduardo com Marina é a nossa esperança de um projeto sólido e estratégico para o Brasil. O povo quer romper com o erro, o povo quer moralidade e um governo eficiente, que olhe o que realmente importa para a populaçāo”.
ENTUSIASMO E ESPERANÇA – Ex-prefeito de Manaus, Serafim Corrêa cobrou a criaçāo de um novo projeto para a Amazônia. “ Nós estamos discutindo uma agenda que vem do período militar. A Amazônia nāo pode mais continuar sendo vista apenas como fornecedora de matéria-prima energia”, disse. “Quem tem de dizer ao Brasil o que queremos somos nós”.
“O PSB hoje é protagonista da história, já começa a mudar a cara do Brasil”, afirmou Hissa Abrahāo (PPS), ex-vice-prefeito de Manaus. “O Amazonas precisa de um oxigênio diferente, precisa sair do isolamento, precisa integrar seus municípios, precisa de segurança”, frisou. Segundo ele, cabe aos militantes levar a todas as regiōes dos Estados a mensagem de que existe uma alternativa viável. “Chegou a hora de darmos um grito de liberdade e mudança”, convocou.
Deputado estadual, o socialista Marcelo Ramos fez um discurso contundente em defesa da construçāo de um novo ciclo de desenvolvimento para o Estado do Amazonas e a regiāo Norte como um todo. “ Precisamos fazer pactos. Um pacto pela educaçāo, pela saúde, pela infraestrutura, pela segurança”, afirmou. “É preciso ter coragem e pensar a República com novos princípios. Dá para ganhar a eleiçāo de braços dados com o povo, com o trabalhador”.
Ao final do ato político, dirigentes e militantes dividiram-se em grupos de trabalho para discutir as diretrizes e novas propostas para os Estados da região Norte, dando seqüência ao processo de formulação do futuro programa de governo da aliança.