O novo presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli (PSB), tomou nesta quinta-feira (22), em cerimônia realizada na sede do Ministério do Planejamento e Orçamento, em Brasília.
Em seu discurso, Cappelli defendeu o aumento de investimentos públicos na indústria nacional e disse que quem chama a política industrial de antiquada quer colocar uma “bola de ferro no pé do Brasil”.
“Os que criticam, chamam de velho, querem colocar uma bola de ferro no pé do Brasil. O que é velho? O estudo do FMI (Fundo Monetário Internacional) está aqui e quem mais usa contas públicas como instrumento de política industrial está na América do Norte. Inovação é tentativa, erro e acerto, temos que achar um binômio de equilíbrio entre risco e recompensa para que a gente tenha coragem de investir na indústria nacional, nós fizemos isso, estamos com a Petrobras”, afirmou, mostrando um exemplar do estudo.
Outra defesa do novo presidente é de que as compras públicas como política de desenvolvimento industrial são eficazes, apesar das críticas que fazem sobre o tema.
Capelli ainda disse que a permanência da democracia depende da melhoria econômica no país.
“Não tem nada mais importante neste momento do que fazer o país voltar a se desenvolver, gerar empregos de qualidade, porque é isso que vai fazer as pessoas acreditarem que a democracia melhora a vida delas. Quando a democracia se mostra incapaz de melhorar, as pessoas deixam de acreditar. E é isso que a gente tem que entregar neste país”, completou.
Além do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), e do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, o evento contou com a presença da ministra do Planejamento, Simone Tebet, do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, de senadores, deputados, prefeitos e representantes do setor empresarial. Prestigiaram ainda a posse os governadores do PSB, Carlos Brandão (MA), Renato Casagrande (ES) e João Azevêdo (PB).
Ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que tem como ministro Geraldo Alckmin, a ABDI tem como objetivo estimular a transformação digital e a adoção e difusão de tecnologias e de novos modelos de negócios no setor produtivo, seja nas empresas, indústria ou serviços. Cappelli assume a presidência da agência a convite de Alckmin.
Diante de dois salões lotados, Cappelli agradeceu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelas missões dadas a ele até o momento. Antes da ABDI, Cappelli atuou como secretário-executivo da Justiça, interventor federal na segurança pública no Distrito Federal e ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional.
“Estou muito honrado em me somar a esse time. Tenha em mim, vice-presidente, um bom soldado pronto para o bom combate pelo país, um soldado leal e pronto para o bom combate pelo país”, afirmou.