A análise sobre Assistência Tecnológica às Micro e Pequenas Empresas, coordenada pelo deputado Ariosto Holanda (PSB-CE), no Conselho de Altos Estudos da Câmara, deverá ser apresentada na Casa em abril. A informação foi dada pelo parlamentar socialista, integrante do colegiado desde sua instalação, em 2003.
Grande incentivador da ampliação do ensino técnico em todo o País, Ariosto propõe a aproximação das micro e pequenas empresas com o conhecimento científico. “A transferência de conhecimento tecnológico é uma forma de inserir trabalhadores no mercado e de evitar o fechamento de empresas”, destaca.
O deputado lembra que ainda há uma distância muito grande entre os responsáveis pelo setor e os detentores do conhecimento. O que, segundo Ariosto, representa a principal causa da alta taxa de mortalidade das empresas no Brasil. “Esses empreendimentos estão morrendo porque não há inovação. E o nosso trabalho se volta para definir ações dessa extensão tecnológica que é vital para o segmento."
O Conselho de Altos Estudos é um órgão técnico-consultivo destinado à discussão de assuntos relacionados a programas, planos e projetos governamentais estratégicos, que auxiliam no planejamento de políticas públicas e na formulação de diretrizes legislativas. Também estão em fase de finalização os estudos sobre Fontes Renováveis de Energia; e Inovação Tecnológica, Propriedade Intelectual e Patentes, que deverão ser apresentados ainda neste ano.