O deputado federal João Campos (PSB) mediou, nesta terça-feira (28), o primeiro Webinário realizado por parlamentares que coordenam as ações da Comissão Externa de Acompanhamento dos Trabalhos do Ministério da Educação (Comex/MEC).
Coordenador da comissão e mediador do debate internacional, que ocorreu na data em que se celebra o Dia Mundial da Educação, Campos e os participantes chegaram ao consenso de que o MEC “está sendo omisso no combate à pandemia da Covid-19”.
“Temos que trazer a educação para a ordem do dia. A gente acompanha, infelizmente, essa disfunção institucional que hoje existe no Ministério da Educação e isso aumenta a responsabilidade do Parlamento”, destacou o socialista.
Também participaram do debate o secretário da Educação de Portugal, João Costa, o vice-presidente do Conselho de Secretários Estaduais de Educação e secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amâncio, e a secretária municipal de Educação de Londrina (PR), Maria Tereza. Os três relataram o que têm sido feito nas gestões para amenizar o impacto da Covid-19 e avaliaram o uso de ferramentas tecnológicas para a execução de aulas online.
Costa destacou a preocupação que Portugal teve em garantir a continuidade das atividades, com apoio às escolas na implementação de recursos digitais para possibilitar a educação à distância nesse período.
Lembrou ainda que todas as crises dessa dimensão são aceleradores das desigualdades. “Se já existe no sistema educativo relações fortes entre situação social, economia e desempenho escolar, num contexto desse, essas desigualdades se agravam, e por isso é preciso muita atenção”.
Após ouvir o secretário da Educação de Portugal falar sobre os projetos e programas adotados pelo seu ministério nesse período de crise naquele país, Campos afirmou que admira as iniciativas do governo português para o sistema educacional. “Lamento não termos uma gestão desse nível em nosso país. Não deixo de ter alegria pelos irmãos portugueses, mas sofro pelos irmãos brasileiros”, disse.
Fred Amâncio alertou que, além do desafios educacionais durante esse período de aulas à distância, é preciso pensar em estratégias de acolhimento dos alunos e dos próprios professores na volta às aulas. “Nossos estudantes e os profissionais voltam fragilizados por tudo o que passaram nesse tempo. Não podemos tratar esse momento como um simples retorno após as férias, por exemplo”, ressaltou.