O Maranhão será pioneiro na implantação do novo programa federal para democratização do acesso ao esporte, o TEA Ativo, e receberá estruturas esportivas em 30 cidades.
O TEA Ativo é um programa voltado para crianças e jovens com autismo que terão o suporte necessário para a prática de atividades esportivas. O Maranhão será o primeiro Estado a receber o programa, com implantação na cidade de Caxias no próximo mês e, posteriormente, na capital São Luís e Imperatriz. A partir de 2024, o programa será estendido para todo o país, inicialmente em cidades do Nordeste, depois Sul e Sudeste e por fim Centro-Oeste e Norte.
A execução do TEA Ativo atende a um pedido do presidente Lula para a recriação do programa Segundo Tempo, que agora contará com três vertentes: uma para atendimento de pessoas com autismo, outra para universitários e a terceira com a base geral de atuação, direcionada a áreas de vulnerabilidade social.
Já as estruturas esportivas comunitárias em 30 cidades maranhenses contarão com quadra society, quadra de basquete, playground, quadra de beach tennis, área de cooper e iluminação adequada.
Esses e outros anúncios fazem parte do encerramento da Caravana Federativa, do Governo Federal. A ação tem como principal objetivo aproximar as gestões públicas para levar programas e serviços federais a todos os brasileiros. Milhares de atendimentos foram realizados pela equipe federal durante os dois dias (23 e 24/11) de trabalho no Maranhão, que é o quinto Estado do país a receber a Caravana.
O governador Carlos Brandão (PSB) voltou a destacar a disposição do Governo Federal em apoiar os Estados e municípios. “Somando tudo são quase 40 órgãos federais aqui, 350 pessoas que se deslocaram de Brasília, em uma decisão do presidente Lula, para destravar o dinheiro de convênios paralisados para transformar em obras, em geração de emprego e renda, e acima de tudo em benefício para a população”, destacou.
Também presente no dia de encerramento da Caravana Federativa, o então ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), enalteceu a harmonia dos governos federal, estadual e municipais para o desenvolvimento de políticas públicas. Ele fez questão de agradecer o trabalho da bancada federal que tem contribuído com as ações da pasta.
“São emendas individuais e emendas de bancada, no caso das emendas de bancadas, elas são destinadas ao Ministério da Justiça para comprar equipamentos e eu quero agradecer publicamente a bancada federal por essas emendas ao Ministério da Justiça e que em breve resultarão em benefícios para o nosso estado”, disse.
Com informações do Governo do Maranhão