O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, participou na manhã deste sábado (5) do 16° Congresso Estadual do PSB em Pernambuco e recebeu o título de Cidadão do Recife. O evento também contou com homenagens ao deputado José Patriota, falecido em 2024.
Durante o congresso, Siqueira recebeu a honraria das mãos do prefeito de Pernambuco, João Campos (PSB), do presidente da Câmara Municipal, Romerinho Jatobá (PSB), e de outros vereadores, que já havia sido aprovado na casa legislativa.
Emocionado, externou a satisfação de ter cumprido uma das últimas agendas de seu mandato à frente do partido em seu estado natal e reiterou que, independentemente de funções formais, gosta de ser identificado como militante do PSB.
“Da mesma forma que foi uma surpresa receber este título de cidadão aqui hoje, também não esperava ser alçado à condição de presidente nacional do partido em 2014, depois daquele momento duro para todos nós, que foi o falecimento do ex-governador e nosso presidente nacional, Eduardo Campos. E estou praticamente encerrando meu mandato no lugar certo, no meu país Pernambuco. Estou encerrando no momento certo, porque tem alguém que vai orgulhar todos nós para continuar essa luta, para transformar o nosso partido em um grande instrumento de luta política em nosso país: João Campos.”, externou o dirigente.
Durante sua fala, João Campos, que é candidato à presidência nacional da sigla, reforçou o propósito de fazer o PSB dar “passos ainda mais largos” e ser “o maior partido da centro-esquerda brasileira”.
Vamos chegar fortalecidos para ter um partido unido, que vai crescer. A gente vai dar passos ainda mais largos e o PSB se consagrará nas urnas, em 2026, como o maior partido da centro-esquerda brasileira”, afirmou Campos, defendendo a manutenção do alinhamento que consagrou a vitória de Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) em 2022. “Estaremos juntos em um projeto nacional com o presidente Lula e com o vice Alckmin. O PSB vai estar ao lado da luta legítima, da luta decente, vai ter lado e posição político-eleitoral. Não estaremos à mercê do vento de conveniências e oportunidades”, completou.
João Campos também elogiou o presidente Carlos Siqueira pelos mais de dez anos à frente do PSB em um período de resistência da democracia brasileira. “Carlos Siqueira dedicou 35 anos de sua vida a cuidar do partido. Sei que é um desafio assumir essa nova missão, essa missão que um dia foi liderada por Miguel Arraes, por Eduardo Campos e pelo próprio Carlos Siqueira. Isso só me deixa com uma vontade ainda maior de fazer bem feito à frente dessa missão”, afirmou o prefeito.
Durante o congresso, foram eleitos os membros do diretório, da comissão executiva estadual e das comissões executivas dos segmentos organizados do partido. O deputado Sileno Guedes, que preside o PSB em Pernambuco desde 2011, foi reconduzido à função por mais três anos.
“Agradeço às nossas lideranças e à nossa militância pela confiança no nosso trabalho. Terei a missão de presidir o partido em um período decisivo da nossa história, momento em que o PSB se preparará para oferecer a Pernambuco uma alternativa que recoloque nosso estado nos trilhos”, declarou.
O evento também contou com homenagens ao deputado José Patriota, falecido em 2024.
A partir das escolhas feitas pelos municípios nos congressos locais e regionais, cerca de 70 delegados e delegadas também foram eleitos para representar Pernambuco no Congresso Nacional do PSB, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, em Brasília.
Comissão Executiva do PSB de Pernambuco
Presidente: Sileno Guedes
1º vice-presidente: Pedro Campos
2º vice-presidente: Tadeu Alencar
3º vice-presidente: Felipe Carreras
4ª vice-presidente: Ana Célia Farias
Secretário-geral: Tarcísio Ribeiro
1º secretário: Adilson Gomes Filho
2º secretário: Rodrigo Molina
1ª secretária de Finanças: Maria Isabel Suassuna
2º secretário de Finanças: Doglas Bezerra
Secretário de Comunicação Social e Propaganda: Gilberto Prazeres
Secretária de Direitos Humanos: Ana Rita Suassuna
Secretária de Formação Política e Coordenação dos Segmentos: Dora Pires
Secretário de Ação Parlamentar: Lucas Ramos
Secretário de Articulação: Diogo Moraes
Secretário de Organização Partidária: Rodrigo Farias
Secretária de Meio Ambiente e Política Agrária: Maria Oliveira
Segmentos do partido
Secretária estadual de Mulheres: Camila Barros
Secretário estadual de Juventude: Vinícius Pequeno
Secretário estadual do Movimento Sindical: Evaldo Costa
Secretário estadual do Movimento Popular: Luciberto Xavier
Secretária estadual da Negritude: Mãe Lúcia de Oyá
Secretário estadual do Movimento LGBT: Poliny Aguiar
Secretário estadual da Pessoa com Deficiência: Paulo Fernando