Autora do projeto que declara Chico Mendes Patrono do Meio Ambiente Brasileiro, a deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP) e o senador João Capiberibe, que foi relator da proposição na Comissão de Educação do Senado, convidam para sessão especial de homenagem ao ambientalista. A solenidade será nesta segunda-feira (16), às 11h, no plenário do Senado.
A parlamentar destaca o pioneirismo das lutas ambientais de Chico Mendes, que morreu lutando pela defesa das florestas e dos povos. Na última semana, o plenário do Senado aprovou o PLC 95/2013 declarando Chico Mendes Patrono do Meio Ambiente Brasileiro. O texto segue agora para sanção presidencial.
Em 22 de dezembro de 1988, uma semana após completar 44 anos, Chico Mendes foi assassinado com tiros de escopeta no peito na porta dos fundos de sua casa quando saía de para tomar banho. Chico anunciou que seria morto em função de sua intensa luta pela preservação da Amazônia e buscou proteção, mas as autoridades e a imprensa não deram atenção.