O governador do ceará, Cid Gomes (PSB), e o secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, participaram de uma panfletagem no último domingo (09) para divulgar a festa de entrega da obra da Arena Castelão. A inauguração do primeiro estádio a ser concluído para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 TM acontece no próximo domingo (16), com a presença da presidenta Dilma Rousseff e show gratuito do cantor Fagner. Quem comparecer à comemoração poderá também fazer uma visita ao interior do estádio.
As obras de reforma, ampliação e modernização da Arena Castelão seguem em ritmo avançado na semana final. Ao todo, o projeto envolve recursos da ordem de R$ 518,6 milhões que incluem todas as transformações do estádio e entorno com a construção da praça de acesso de 55 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais; e a operação do estádio por oito anos, que irá cobrir todas as despesas com energia, água, telefonia, esgoto e pessoal de manutenção e conservação.
O Castelão vai receber jogos importantes já em junho de 2013, pela Copa das Confederações. A partida de estreia será um Clássico das Américas entre Brasil e México, no dia 19 de junho. Já no dia 23, a campeão do mundo, Espanha, recebe a seleção vencedora do torneio nacional africano. Depois dos jogos da primeira fase, o Castelão ainda recebe uma semi-final da competição.
Conforme o caderno de responsabilidades da Copa do Mundo, cabe ao Governo do Estado as obras de reforma e modernização do Castelão (que será inaugurada no próximo dia 16) e as obras do Veículo Levre sobre Trilho, que já estão com 20% concluídas. Ao Governo Federal, cabe as ampliações do Porto do Mucuripe e do Aeroporto Pinto Martins. À Prefeitura de Fortaleza, segundo o caderno de responsabilidades estão as obras de mobilidade, como o acesso ao Castelão (incluindo a calçada da Arena).