O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, é responsável por criar uma rede de institutos de planejamento urbano para estimular novos municípios a criarem seus próprios institutos municipais voltados à área.
O projeto ganhou o apoio da ONU-Habitat, programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos e da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ, na sigla em alemão).
“A construção de uma rede colaborativa entre os departamentos de planejamento de cidades gerará maior fluidez na troca de conhecimentos, promoverá diálogos, cooperação, encontros e intercâmbios entre gestores e servidores. Essa rede permite o crescimento conjunto e fortalece a cultura de planejamento”, afirma Élcio Batista, que também chefia o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor).
“Como deve ser um instituto de planejamento do século XXI? Como utilizar as novas tecnologias como aliadas para a resolução de problemas inerentes à dinâmica das cidades?” são as perguntas que motivam esta articulação”, explica.
Na última semana, o vice-prefeito participou do Webinário do Circuito Urbano 2022, representando o Iplanfor, ao lado de representantes de mais seis institutos de planejamento do Brasil de todas as macrorregiões do país.
Durante o encontro, foi debatido o papel do planejamento e dos institutos na localização e implementação da Agenda 2030 nas cidades.
O evento virtual buscou estabelecer diálogo entre institutos e organizações, compreender como aprimorar o planejamento no Brasil e construir caminhos para enfrentar os desafios das cidades, considerando as singularidades e semelhanças entre os territórios.
Com informações da Prefeitura de Fortaleza