
Foto: Humberto Pradera
Em convenção realizada neste sábado (28), em Brasília, o PSB do Distrito Federal confirmou a candidatura à reeleição do governador Rodrigo Rollemberg para as eleições de 2018. Com um salão de eventos lotado de militantes e apoiadores de outros partidos, durante o ato também foram lançados o nome da ex-secretária de Orçamento, Planejamento e Gestão do GDF Leany Lemos como candidata ao Senado, de sete deputados federais e 35 distritais.
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, defendeu que a militância levante a bandeira da ética na política e “vista a camisa” em favor de Rollemberg. O socialista destacou que o atual governador cumpriu o desafio que assumiu há quatro anos, quando foi eleito para seu primeiro mandato.
“É preciso que saibamos que o desafio que ele tomou nas mãos, ele cumpriu, colocou a casa em ordem e assim vai continuar porque os eleitores de Brasília não permitirão o retrocesso”.
Para Siqueira, é preciso que o PSB, no plano nacional, também tenha responsabilidade em tomar uma posição para a eleição presidencial. “Precisamos ter uma posição clara e objetiva no sentido de termos lado nesta eleição, para que possamos evitar o continuísmo e o retrocesso de reformas que o povo não aceita. Por isso, nosso partido aqui no DF e no plano nacional estará do lado certo”, afirmou.
No discurso em que se lançou à reeleição, Rollemberg lembrou das dificuldades durante sua gestão, mas disse que com o apoio de diversos segmentos sociais e partidários foi possível superá-las em favor da população do Distrito Federal.
“Quando assumimos o governo de Brasília, a cidade estava na pior situação entre todas as unidades da Federação e, hoje, vejo o quanto avançamos, como estamos bem e como foi bom ter coragem para tomar as medidas necessárias no momento certo”, disse.
Apesar de ter assumido o governo com um rombo de R$ 6,5 bilhões nos cofres públicos e com uma situação agravada pela profunda recessão econômica do país, Rollemberg destacou a importância da adoção de uma política de controle de gastos públicos capaz de reduzir o déficit para menos de R$ 1 bilhão. Esta iniciativa foi reconhecida, inclusive, pelo Boletim da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Fazenda, no biênio 2015-2016.
“Nós arrumamos a casa e temos o direito de seguirmos fazendo muito mais pela população. Conhecemos muito melhor a máquina pública e, se tivemos a capacidade de fazer o que fizemos com Brasília na situação que a pegamos, imaginem o que poderemos fazer começando com a casa arrumada?”, questionou.

Foto: Humberto Pradera
Em seu discurso, o socialista declarou apoio ao candidato do PDT, Ciro Gomes, para a Presidência da República como “a melhor alternativa” à polarização entre PT e PSDB.
Com o apoio oficial da Rede Sustentabilidade e do Partido Verde (PV), o governador disse que estará nas ruas de todas as cidades, dialogando e ouvindo as críticas e reivindicações da população para construir o novo futuro do DF. Não houve anúncio oficial quanto à candidatura de vice-governador.
A candidata ao Senado, Leany Lemos, afirmou que representará as mulheres brasilienses no parlamento e as convocou para a luta política. “Nessa eleição, vai ganhar quem é do campo democrático, ético e progressista. A gente quer a luta e vamos ganhar”, disse.
À Câmara dos Deputados vão concorrer pelo PSB-DF o ex-secretário de Cidades Marcos Dantas; a ex-secretária especial de Assuntos Estratégicos Maria de Lourdes Abadia e a ex-secretária adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos Raíssa Rossiter. Já a lista de candidatos à Câmara Legislativa traz a ex-secretária de Esporte, Turismo e Lazer do GDF Leila Barros; o ex-secretário de Ciência e Tecnologia Thiago Jarjour; e o ex-secretário de Relações Institucionais Igor Tokarski. À reeleição na Câmara concorrem os deputados distritais Luzia de Paula e Juarezão.
DF em Debate
O PSB criou o portal DF em Debate para que a população possa contribuir na construção das políticas públicas que farão parte do Plano de Governo de 2018 de Rodrigo Rollemberg.
Para participar, basta acessar www.dfemdebate.com.br, preencher o formulário e, ao final, contribuir com suas ideias para o documento.
O site traz ainda o programa Cidade, Cidadão, Cidadania que norteou as ações durante o primeiro mandato e será base para o novo plano a ser elaborado para as eleições deste ano.
“Não estamos partindo do zero. As muitas conquistas dos últimos 4 anos foram graças ao trabalho de muitas pessoas que se dedicaram a fazer de Brasília uma cidade mais justa, voltada para o cidadão e para a promoção da cidadania”, destaca o portal.
Confira as fotos da Convenção do PSB-DF no Flickr:
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional