
Foto: Alex Nunes/Governo de Rondônia
O governador de Rondônia, Daniel Pereira (PSB) afirmou que a instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Porto Velho, capital do estado, pode ocorrer ainda este ano. Ele tratou do assunto em reunião com representantes do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), na última semana, em Brasília.
Segundo o governador, Rondônia deve ser o segundo estado do país a implantar uma ZPE. “Vamos desenrolar rapidamente as pendências e fazê-la funcionar”, afirmou.
O socialista disse que há chances reais de a zona de exportação ser instalada ainda este ano. O projeto industrial já foi aprovado e restam, agora, apenas alguns ajustes no terreno onde serão instaladas as empresas, destacou.
As ZPEs são áreas industriais instaladas em determinadas regiões para produção de produtos competitivos e de valor agregado para exportação. No país, há apenas uma em funcionamento, no Ceará, e 19 estão em processo de implementação.
A ZPE de Rondônia será instalada numa área de 2,5 milhões de metros quadrados, dentro do novo complexo portuário de Porto Velho. Para Pereira, o projeto é considerado uma “vitória estratégica para o desenvolvimento do Estado”.
Até o momento, investidores em biodiesel e derivados de petróleo manifestaram interesse no projeto. “Atrair investidores, este é o nosso desafio, e Rondônia oferece condições estratégicas para diversos ramos industriais”, afirmou.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional