A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, nesta terça-feira (26), um projeto de resolução de autoria da deputada distrital Dayse Amarilio (PSB-DF) para criação do Observatório da Mulher.
O local vai monitorar, coletar e analisar dados sobre violência, participação política, saúde, direitos sociais e outras temáticas que envolvem as mulheres. Também vai funcionar como espaço de divulgação de leis e canais de atendimento às mulheres em situação de violência; realizar parcerias com instituições de ensino e pesquisa; promover a integração entre os órgãos responsáveis pela denúncia, investigação, julgamento e acolhimento de casos de violência; além de publicar relatório com dados e recomendações para políticas públicas na internet.
Para Dayse, o Observatório da Mulher é uma ferramenta fundamental no combate à violência de gênero no Distrito Federal. “Com muito trabalho e dedicação, conseguimos garantir mais um aliado na luta pela segurança das mulheres. O Observatório vai atuar com monitoramento, análise e ação para enfrentar a violência de gênero de forma eficaz e direta. Esse marco é fruto da união de muitas mãos!”, destacou.
O Projeto de Resolução nº 48 de 2024 foi aprovado pela Mesa Diretora e pela Comissão de Constituição e Justiça. A resolução passa a valer a partir do momento em que for publicada.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Agência CLDF