A candidata do PSB à Prefeitura de João Pessoa, Estela Bezerra, participou na noite desta quinta-feira (27) do debate promovido pela Rede Correio de Televisão (RCTV), durante o qual afirmou que tem projetos em seu plano de governo para recuperar a mata ciliar, a vegetação às margens dos rios urbanos de João Pessoa. “Só é possível recuperá-la se a política de habitação popular for uma preocupação. A maior parte da população que vive em situação de risco estão localizadas às margens dos rios”, lembrou.
A mata ciliar é um recurso importante para a sustentabilidade dos rios e da própria cidade, evitando assoreamento, ou seja, o acúmulo de terra no fundo dos rios, além de deslizamentos. Estela afirmou que o processo de remoção para casas em lugar seguro começou com as populações que moram nos rios Sanhauá e Jaguaribe e que isso será feito em outras regiões. “É preciso que até 2014, João Pessoa implante o plano municipal de saneamento integrado e é nesse sentido que nós iremos avançar”, afirmou.
Mais uma vez ela foi questionada, durante o debate, sobre o projeto de entregar casas populares com fogão e geladeira pelo candidato do PSTU, Antônio Radical, que duvidou da viabilidade do projeto. “Se digo que vou fazer 10 mil casas com fogão e geladeira, é porque conheço a realidade do orçamento da cidade e das pessoas dessa cidade. É factível, é justo e eu farei, pois minhas propostas são pé no chão”, rebateu.
Estela também respondeu a críticas do candidato Cícero Lucena (PSDB), que classificou as promessas dela para a saúde como mentiras. “Na verdade, é preciso ter estrutura de saúde de qualidade, não estamos dizendo que vamos fazer algo impossível, mas sim o que é necessário”, respondeu, destacando que os problemas encontrados pelo prefeito Ricardo Coutinho foram deixados pela gestão de Cícero. “Pegamos as Unidades de Saúde da Família completamente desestruturadas, em casas alugadas que não tinham sequer água para poder fazer funcionar os consultórios odontológicos”, destacou. Sobre o Instituto Santa Maria, a candidata do PSB lembra que não vai reabrir, mas sim construir um novo. “Além da assistência ao parto, nós vamos prestar também o serviço de cirurgias ginecológicas e diagnóstico por imagem. Eu vou fazer porque tenho palavra, tenho compromisso e capacidade de trabalho”, completou a socialista.
Estela vai construir Estação da Cultura Popular no Centro e Teatro Municipal no Parque Parahyba
A candidata, perguntada pelo candidato Luciano Cartaxo (PT) sobre a proposta cultural para a cidade, disse que a gestão PSB resgatou a cultura como política pública para transformar a cidade. “Quem mora em João Pessoa sabe que fizemos muito, mas os desafios são enormes nessa área. Vamos construir a Estação da Cultura Popular no Centro da cidade, oferecendo espaço adequado para o Carnaval Tradição, o São João e nossa Festa das Neves”, garantiu Estela. “Vamos utilizar a economia criativa para que a gente tenha mais desenvolvimento e a cultura seja o vetor de nosso turismo”, afirmou.
Estela Bezerra ainda aproveitou e, em sua tréplica, alfinetou o petista, sobre seu discurso de continuar o que o prefeito Luciano Agra fez, ao falar sobre o Teatro Municipal. “Este teatro que ele está falando está no nosso plano de governo, foi elaborado pela minha equipe enquanto eu era Secretária de Planejamento, com a captação de recursos tendo sido feita em Brasília através dos meus esforços. Ele será instalado no Parque Parahyba”, salientou. Segundo Estela, a diferença entre a sua candidatura e a do candidato do PT está na coerência. “O projeto que ele diz que vai continuar foi desenvolvido pelo atual governador, que ele só fazia criticar, já eu digo que vou continuar um trabalho do qual participei e que tenho certeza que vai dar certo. Mais ainda: que sei onde deve ser aprimorado”, concluiu.