O deputado Domingos Neto (CE) foi indicado pela bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB) para presidir a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados. A Comissão foi designada ao Partido após reunião de líderes realizada na manhã desta terça-feira (6). A vice-presidência será do também socialista Leopoldo Meyer (PR)
Criada em 1985, tem entre suas atribuições examinar as proposições legislativas relacionadas ao desenvolvimento urbano no Brasil, como o uso, parcelamento e ocupação do solo das cidades; habitação e seu sistema financeiro; infraestrutura e saneamento ambiental; trânsito e transportes públicos urbanos; e coleta de lixo e resíduos sólidos.
Na avaliação do parlamentar, a Comissão de Desenvolvimento Urbano é estratégica para o País. “É uma comissão importantíssima, inclusive quando se fala na questão urbana para deixar um legado. Trabalhamos em projetos como o PAC da mobilidade urbana, Minha Casa Minha Vida e outros assuntos estratégicos para a infra-estrutura urbana", ressaltou.
A líder da legenda na Câmara, Sandra Rosado (RN), lembrou que a comissão é importante para o PSB, que tem entre suas pautas a questão urbana. “Essa é uma demanda do Partido. Nós trabalhamos duramente para garantir o desenvolvimento urbano com a preocupação social que é própria do nosso Partido”, disse.
Na reunião que escolheu Domingos Neto, o parlamentar cearense Antônio Balhmann lembrou que, apesar de jovem, Domingos Neto tem experiência e disposição para conduzir a Comissão. “Tenho certeza que ele fará um bom trabalho, principalmente diante de uma área estratégica e importante para os municípios brasileiros”, destacou.
Perfil
Deputado federal mais votado do Ceará, Domingos Neto está em seu primeiro mandato e se destacou, em 2011, na aprovação do Estatuto da Juventude, como presidente da Frente Parlamentar Mista em defesa da Juventude,
Domingos Neto atuou em seu primeiro ano de mandado nas comissões de Turismo e Desporto e de Ciência e Tecnologia, na qual trabalhou em prol da inclusão digital no País. Também integrou a Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas.