O deputado federal Dr. Ubiali (PSB-SP) participou, nesta quinta-feira (10), do VI Fórum Nacional de Políticas de Saúde no Brasil, que nesta edição foi dedicado à saúde da mulher. Os debates, que aconteceram no Senado, trataram de temas referentes às doenças que atingem as mulheres com maior frequência. Entre as principais causas de mortalidade feminina estão as doenças do aparelho circulatório, como o Acidente Vascular Cerebral, e o infarto, que aparecem em primeiro lugar, representando 34,2% dos casos.
As neoplasias representaram a segunda maior proporção de óbitos em mulheres, em 2010, no total de 18,3%. Dentro das neoplasias, o câncer de mama tem o maior índice (2,8%), depois o câncer de pulmão (1,8%) e câncer do colo do útero (1,1%), de acordo com dados do Ministério da Saúde.
“O cotidiano da mulher, com múltiplos papéis dentro da sociedade, faz com que, em muitos casos, a sua saúde fique em segundo plano”, avalia Ubiali. O parlamentar integra, na Câmara, a comissão destinada a discutir o Financiamento da Saúde Pública. Também participaram do evento representantes do Legislativo, Executivo e sociedade civil, além de gestores públicos e da iniciativa privada.