A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (9), audiência pública para debater a construção de uma nova ponte de duas vias sobre o Rio Ibicuí, na BR-472, entre Itaqui e Uruguaiana, no Rio Grande do sul. A reunião, requerida pelo deputado José Stédile (PSB-RS), contou com a presença dos prefeitos de Uruguaiana, Itaqui e Rosário do Sul, que destacaram a importância da fronteira oeste não só para a região, mas para o País.
De acordo com o deputado socialista, a BR-472 é das mais importantes do Brasil, pois liga São Paulo a Buenos Aires, na Argentina. "A região conta com uma única ponte de mão única que foi construída há 130 anos e precisa da construção de uma nova ponte com mão dupla, que não haja necessidade de sinaleiras", destaca o deputado.
Segundo o prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Fuhrmann Schneider, a construção da nova ponte é fundamental para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. "Não é mais viável utilizar a estrutura dessa ponte. Sabemos do grande desafio para a obra e precisamos do apoio dos deputados", disse.
Stédile, que também integra a bancada gaúcha na Casa, destacou a importância da audiência e se comprometeu a buscar apoio para realizar a obra de construção da nova ponte. "Acredito que a Audiência Pública foi um sucesso. O coordenador do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Adailton Cardoso Dias apresentou o projeto de execução e agora vamos correr atrás de emendas parlamentares da bancada para que a obra seja executada", concluiu.