O deputado federal Pedro Campos (PSB-PE) representou o Brasil no VIII Encontro Internacional Inclusão como estratégia de Inovação, realizado na cidade de Porto, em Portugal. O evento marcou a celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no último dia 21.
O encontro foi organizado no Instituto Pernambuco Porto e reuniu autoridades de países de língua portuguesa para debater a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Participante da mesa de discussão sobre transformar pesquisa científica em prática inclusiva, o deputado socialista disse que esse é um desafio.
“Um dos maiores desafios que temos, hoje, no Brasil, é unir duas coisas: o olhar das diferenças e das diversidades, que inclui a individualidade de cada pessoa, com um o olhar das convergências. Como nós podemos nos juntar para estar numa mesma trincheira de luta, tornando o mundo mais inclusivo”, afirmou.
Durante a sua fala, Campos ressaltou como a convivência com o seu irmão, Miguel, foi essencial para inspirar práticas e propostas legislativas encaminhadas em seu mandato.
“Um dos títulos mais importantes que eu tenho alegria de ter na vida é ser irmão com Miguel, que é uma pessoa com Síndrome de Down, com 11 anos. As vivências com pessoas com deficiência são muito importantes para que a gente possa fazer política de maneira inclusiva. Tudo o que eu faço enquanto deputado federal e político, tem relação com a inclusão e tudo tem muita inspiração em Miguel, meu irmão”, destacou.
Pedro Campos ressaltou que sua ação política tem sempre o foco na inclusão.
“O olhar e compromisso com a inclusão se refletem em prática da nossa ação política e vai desde abrir os espaços de poder para serem ocupados por pessoas com deficiência, passando pelo fortalecimento de instituições que trabalham pela inclusão e, claro, na concepção das propostas de políticas públicas que encaminhamos na Câmara dos Deputados”, concluiu.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações da Ascom do dep. Pedro Campos