Em reunião nesta quarta-feira (30), a Comissão de Turismo e Desporto (CTD) aprovou requerimento de autoria do deputado Valadares Filho (PSB-SE), que propõe a realização de audiência pública para discutir as perspectivas do turismo religioso no Brasil.
Valadares argumentou que este ramo tem crescido de forma significativa. De acordo com dados do Ministério do Turismo, 344 municípios possuem oferta de turismo religioso; desses, 176 apresentam calendário de eventos religiosos. Inúmeras viagens nacionais são motivadas por esse segmento turístico, gerando uma demanda de serviços ligados ao setor turístico como deslocamento, mobilidade urbana, alimentação, hospedagem, entre outros.
"O turismo religioso tem sido uma realidade no país, atraindo turistas nacionais e até mesmo internacionais, assim, precisamos assegurar serviços de qualidade para esse segmento", disse o parlamentar, que ainda lembrou ser necessário assegurar a segurança e o bem-estar dos fiéis.
O deputado Professor Sérgio de Oliveira (PSC-PR) parabenizou Valadares Filho pela iniciativa. Segundo ele, o turismo religioso é um segmento importante e merece discussão específica para dar os encaminhamentos necessários ao seu desenvolvimento.
Para esta audiência pública serão convidados, além do ministro do turismo, Gastão Vieira, os representantes da pastoral do turismo, da coordenação da Marcha para Jesus, do Distrito Federal, e da Lavagem da Escadaria da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, na Bahia. A audiência ainda não tem data definida.