O Partido Socialista Brasileiro (PSB) do Piauí e a Fundação João Mangabeira (FJM) realizaram nesta terça-feira (9), um ciclo de debates sobre a Conjuntura Política Nacional, o Seminário de Formação Política e a posse da Coordenação Estadual da FJM. Os eventos fazem parte da estratégia de fortalecimento do partido em todos os estados brasileiros.
“O PSB tem um projeto de empoderamento popular, de construção de autonomia e emancipação. É isso que queremos e, com certeza, vamos conseguir, mesmo que tenhamos que perseverar na luta pelo tempo que se fizer necessário”, garantiu o presidente Nacional do PSB, Carlos Siqueira, ao abrir o ciclo de debates na manhã desta terça-feira.
Além de Siqueira, participaram do evento, o presidente Estadual da sigla, Wilson Martins, o vice-governador de São Paulo, Márcio França, o vice-presidente Nacional Beto Albuquerque, o presidente da FJM, Renato Casagrande, os deputados federais Rodrigo Martins, Átila Lira e Heráclito Fortes, o sociólogo Messias Júnior e várias lideranças partidárias.
Carlos Siqueira e Wilson Martins abriram o encontro com as palestras: “O partido Socialista Brasileiro: História e Desafios Atuais” e “O Socialismo e sua atualidade histórica”.
Siqueira lembrou da história do PSB, começando por um de seus fundadores, o jurista piauiense Evandro Lins e Silva, depois com Miguel Arraes e a trajetória do ex-governador Eduardo Campos. “Eduardo se preparava para ser uma alternativa a essa política conservadora que estabeleceram entre si os partidos PSDB e PT”, recordou, enfatizando que para homenageá-lo o PSB vai eleger o maior número de prefeitos e vereadores em 2016.
“Nossas aspirações são a universalização do acesso a bens públicos como educação, saúde, segurança, habitação, mobilidade urbana, cultura, lazer entre outros. Isso implica em discutir a distribuição de renda e riqueza, justiça tributária , inclusão social efetiva , geração de oportunidades de emprego e renda etc”, afirmou Siqueira.
Wilson Martins falou sobre a atual conjuntura política. “O Estelionato eleitoral ganhou a eleição e estamos vendo na prática o resultado. O Governo cortou R$ 69 bilhões em áreas essenciais. O Governo não pagou o Pronatec. O Governo cortou o FIES, mas o PSB está vivo e atento: garantiu na justiça o direito dos estudantes, está discutindo, formando sua base e apresentando reais possibilidades para esse país”.
O vice-presidente Nacional do PSB, Beto Albuquerque, afirmou que o PSB é o partido capaz de acabar com a bipolaridade que existe entre o PT e o PSDB. “A disputa entre o PT e o PSDB é infrutífera para o Brasil, pois os esses partidos não possuem nada de novo para propor ao País”.
O vice-governador de São Paulo, Márcio França, elogiou a condução de Carlos Siqueira frente ao PSB e disse que o partido se prepara para ser a quarta maior força política nacional.
Escola Miguel Arraes
Os dirigentes socialistas inauguraram também nesta terça-feira (9) a Escola Miguel Arraes, em Teresina (PI). A Escola contará inicialmente com 40 professores.