No Distrito Federal, jovens de baixa renda reforçam seus estudos em cursos e aulões gratuitos para vestibulares e concursos públicos. No ano passado, 16 mil estudantes reviram o conteúdo aprendido em sala de aula pelo projeto #Boravencer, iniciativa promovida pelo Governo de Brasília por meio da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude.
Em funcionamento desde o primeiro semestre de 2016, o programa atende a uma das demandas da juventude brasiliense feita durante a Conferência Distrital de Juventude de 2015. Naquela ocasião, os jovens que participaram do encontro reivindicaram oferta de cursos gratuitos preparatórios para Enem e vestibulares.
O projeto #BoraVencer cresceu e ganhou novas versões, como o #BoraVencer Intensivão, curso com 200 h/aula para revisão de conteúdo e #BoraVencer Dicas, com palestras motivacionais e dicas. As disciplinas são voltadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como matemática, ciências humanas e redação.
No total 183 alunos que passaram pelo #BoraVencer no ano passado conquistaram uma vaga na Universidade de Brasília (UnB) pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS). Jhonas de Sousa Santos, estudante do Centro de Ensino Médio 404 de Santa Maria, região administrativa do DF, conseguiu ingressar no curso de Direito, o segundo mais concorrido. Ele é o primeiro da família a entrar para o ensino superior. “Pude relembrar conteúdos, aprofundar temas que não sabia tanto, e aprendi a desenvolver técnicas para a prova de redação que foram muito úteis.”, elogia Jhonas.
Os aulões do #BoraVencer Intensivão e do #BoraVencer Dicas geralmente ocorrem em espaços amplos com capacidade para milhares de pessoas, como o Centro de Convenções Ulysses Guimarães e o Pavilhão de Exposição do Parque das Cidades. Nestes casos, há sempre transporte gratuito para os estudantes entre a Rodoviária do Plano Piloto até esses locais.
Na versão para concurso público, #BoraVencer Concursos, os alunos estudam português, direito administrativo, atualidades, redação discursiva, entre outras matérias. As aulas são ministradas por docentes voluntários de cursinhos, escolas públicas e particulares.
O #BoraVencer Profissionalizante oferta cursos voltados para o mercado de trabalho. Só neste ano, mais de 18 mil pessoas se inscreveram para aulas de maquiagem, design de sobrancelhas, técnico e manutenção de equipamentos de informática, robótica, mecânica de automóveis e webdesigner. Com a maior procura, o curso de auxiliar administrativo vai formar 700 estudantes.
De acordo com a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, com os bons resultados, as vagas do programa devem ser expandidas para mais alunos este ano.
Simulado – Para ambientar os alunos às provas do Enem e identificar deficiências de conteúdo, a Secretaria de Educação de Brasília promove um simulado completo do Enem pelo programa Por Dentro dos Exames do Ensino Médio. O Distrito Federal é a única unidade da Federação a simular todas as etapas do Exame, desde o tempo de prova à entrega dos resultados.
Em julho do ano passado mais de 40 mil estudantes da rede pública e privada de ensino participaram do simulado. Os estudantes das escolas públicas são automaticamente inscritos. Também fazem o simulado os alunos matriculados no programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os internos das unidades prisionais e socioeducativas.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional