
Foto: Prefeitura de Campinas
O prefeito de Campinas Jonas Donizette (PSB) anunciou, em uma live nas redes sociais, uma parceria inédita com o Google para oferecer aulas a distância a 70 mil estudantes da rede municipal de ensino.
A iniciativa abrange o ensino fundamental, a educação integral, a educação de jovens e adultos e de cursos técnicos e de qualificação profissional, além dos programas Consolidando a Escolaridade; Educação Ampliada ao Longo da Vida e de Apoio à Alfabetização.
A Educação Infantil também receberá suporte pedagógico. No entanto, as normas e orientações serão divulgadas futuramente.
As aulas começam em abril por meio da plataforma Google Sala de Aula. Por conta disso, o recesso da rede municipal de ensino, que sempre acontece em julho, foi antecipado. Será entre os dias 23 de março e 5 de abril.
“Tudo indica que teremos que continuar com as escolas fechadas, por isso estamos implementando esse sistema para que as crianças continuem a aprender”, afirmou o prefeito Jonas Donizette.
Para garantir o acesso de professores e alunos, o governo municipal disponibilizará equipamentos e acesso à tecnologia 4G, de forma gradual, respeitando as orientações das autoridades sanitárias. Neste primeiro momento, todos os alunos e professores do Ensino Fundamental serão contemplados.
Antes de a plataforma entrar em funcionamento, os professores terão um período para a adaptação das funcionalidades. O mesmo acontecerá com os estudantes.
A partir de 6 de abril, a plataforma estará aberta para a ambientação dos professores. No dia 13 de abril será a vez dos alunos e, a partir do dia 20 de abril, começam a valer as interações pedagógicas entre professores e alunos.
Com informações da Prefeitura de Campinas