A Prefeitura de Guarulhos, administrada pelo socialista Gustavo Henric Costa, o Guti, deu início ao funcionamento do sistema de drive-thru para realizar a triagem exclusiva de casos suspeitos de Covid-19 no Centro de Combate ao Coronavírus (CCC).
No drive-thru, as equipes atendem as pessoas sem que elas precisem sair do carro. Com capacidade para até seis veículos simultaneamente, a triagem funcionará de 7h às 19h, mas o CCC funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana. Neste primeiro momento, a unidade também realizará a triagem para pedestres, de 7h às 19h.
Segundo a prefeitura, somente se os sintomas indicarem a possibilidade de infecção de coronavírus, as pessoas serão encaminhadas para os consultórios médicos do local para uma nova avaliação. Dependendo da complexidade do caso, o paciente é encaminhado para atendimento hospitalar.
Segundo a prefeitura, somente se os sintomas indicarem a possibilidade de infecção de coronavírus, as pessoas serão encaminhados para os consultórios médicos do local para uma nova avaliação. Dependendo da complexidade do caso, o paciente é encaminhado para atendimento hospitalar.
“Esse hospital vai ser o grande diferencial. Ele é absolutamente completo e vai tirar muitas pessoas dos pronto-atendimentos, seguindo o que queremos e precisamos, que é o isolamento social. Lembrando que o isolamento é uma orientação da Organização Mundial de Saúde [OMS]”, destacou o secretário de Saúde de Guarulhos, José Mario Clemente.
O equipamento de saúde, o primeiro no Brasil para esta finalidade, ocupa uma área de 5 mil m², com 3 mil m² de área construída, incluindo tendas, carretas, ônibus e espaço para estacionamento de ambulâncias. Possui 71 leitos, sendo 10 de emergência (UTI). Um total de 100 profissionais foram contratados emergencialmente para os atendimentos. O espaço está localizado ao lado do Clube Cecap, próximo ao Hospital Geral de Guarulhos, e contará ainda com tomógrafo e ultrassom.
Adoção online
Ainda entre as ações da Prefeitura de Guarulhos diante da pandemia de coronavírus com a suspensão de alguns serviços, o Departamento de Proteção Animal (DPAN) passou a oferecer, em caráter excepcional, a adoção online de cães e gatos com entrega na residência, sem nenhum custo ao adotante.
Com a suspensão temporária das feiras de adoção e as medidas necessárias de isolamento social, evitando que as pessoas saiam de casa, a quantidade de animais abandonados na cidade aumentou significativamente, segundo o DPAN. “A situação pede união e cuidados especiais entre nós e também com os animaizinhos, que são excelente companhia, principalmente neste momento de isolamento”, afirma Andrea Viegart, diretora do DPAN.
Interessados em adotar pelo sistema online devem enviar um e-mail para [email protected] solicitando formulário para preenchimento e devolução ao departamento, que buscará um animal com as características solicitadas. A equipe do DPAN enviará fotos dos animais com perfis adequados disponíveis e, após a escolha, efetivará o processo com a entrega do animal na residência.
Em caso de adoção de filhotes que ainda não tenham atingido idade e peso necessários para serem submetidos com segurança à cirurgia de castração, o adotante assinará termo no qual se comprometerá a levar o animal para o procedimento gratuito garantido pela prefeitura assim que o período de quarentena acabar.
A adoção presencial continua sendo realizada, mediante agendamento para evitar aglomeração de pessoas, no canil municipal.