O prefeito do Recife, João Campos, participou da segunda aula do curso “Criatividade: marcas e marketing do PSB/Eleições 2024 – Comunicação, conteúdo e práticas”, realizada via Youtube e Zoom pelo PSB em parceria com a Fundação João Mangabeira (FJM), na última quinta-feira (11).
Em sua fala, Campos explicou como transformou a capital pernambucana em uma cidade digital em menos de um ano por meio do Conecta Recife, plataforma acessível a quase 100% da população, transparente e rápida para escuta dos cidadãos, prestação de serviços e criação de políticas públicas.
A plataforma nasceu em meio a insegurança vacinal durante a pandemia de Covid-19. Desta forma, transformando uma dificuldade em oportunidade, o prefeito conversou com Fiocruz, Butantã, entidades privadas e verificou que logo a vacina chegaria e depois seria produzida no Brasil. A partir daí, resolveu fazer um movimento com toda a população para agendamento da vacinação com definição do dia, hora e local. Ele percebeu que nenhum serviço teria tal abrangência, todos passariam pelo SUS. Para quem não sabia utilizar o serviço digital, bastava dirigir-se às unidades de saúde, que havia pessoal treinado para fazer o cadastro.
O Conecta Recife permite que os cidadãos avaliem os serviços prestados nos órgãos públicos, recebam alertas de chuvas acima de 30 milímetros e da passagem do caminhão de coleta seletiva, acessem o adote pet e delivery pet, solicitem uma orientação e até indicação de alguém ou de empresa que preste um serviço, incentivando o empreendedorismo e o emprego, entre outras ações. Há também a novidade da “moeda capiba”, que permite ao usuário ganhar moedas ao acessar os serviços da prefeitura e depois trocar por prêmios e produtos.
Segundo Campos, tudo começou com wi-fi nas praças, atendendo 8 mil usuários. Em constante ampliação e aperfeiçoamento, o Conecta Recife está praticamente todo transposto para o whatsapp, com nenhuma propaganda, apenas serviços.
“O Conecta Recife abriu a porta de entrada da Prefeitura para a população. Hoje tem mais de um milhão de downloads, sendo que Recife tem em torno de 1,6 milhão de habitantes. Formou-se uma base de dados que norteia a criação de políticas públicas, com todos os serviços mapeados e avaliados, respeitando-se todas as proteções devidas”, disse.
Outra criação digital de sucesso da gestão é o núcleo de georreferenciamento global unificado que permite, por exemplo, a detecção de pontos de risco 3 e 4 na cidade e a elaboração de um projeto para encostas nestes locais. “Todas as políticas públicas a gente georreferencia para contemplar todo mundo. Tomo decisões olhando o mapa”, afirma.
Outro destaque levantado pelo prefeito foi o Marco Legal das Startups, que possibilitou a contratação de inovação aberta na cidade. “A partir da constatação de um problema, busca-se a solução por meio deste convite à população para construir a solução. A novidade é que a prefeitura vira sócio da startup contratada. Dessa forma, se outras cidades adotarem a medida proposta, a prefeitura recebe royalties. É um compartilhar de responsabilidades. Pouquíssimas cidades usam”, explicou.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Figueiredo Bezerra, fez uma demonstração ao vivo do funcionamento do Conecta Recife para os participantes do curso. Segundo ele, a “internetosfera” não tem limite e que todos os governos precisam utilizá-la para ter sucesso. O secretário contou que a divisão de busca foi feita não por secretarias, mas por assuntos de interesse da população, para adultos e crianças, inclusive com agenda de eventos públicos e privados.
A aula, com cerca de 400 participantes, teve mediação da coordenadora de Comunicação da FJM, Luciana Capiberibe, e considerações do secretário de Formação do PSB, Domingos Leonelli. O curso aborda diversas temáticas da comunicação, além de conteúdos programáticos, que deverão ser instrumentais para a campanha municipal de 2024. É promovida para candidatos (as), assessores políticos, equipes e membros de pré-campanhas de futuros candidatos (as) socialistas aos cargos de vereador(a), prefeito(a) e vice-prefeito(a) em todo o Brasil.
Próxima aula
A terceira aula do curso será no dia 18 de abril, às 19h, sob o tema ‘Construindo o Marketing para engajamento nas redes sociais’, com o especialista Glauco Lima. Ele é formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em Comunicação Social, em 1985. É membro da Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP), redator de propaganda, planejador e criador de Comunicação.