No debate da TV Amapá, transmitido na noite desta quinta-feira, 4, novamente o prefeito Roberto Góes não respondeu à pergunta feita por Cristina 40, que nos últimos debates quis saber por que ele não construiu em todo seu mandato nenhuma creche.
Roberto Góes direcionou sua resposta atacando o governo do Estado, citando a greve dos professores, cujo Pleno do Tribunal de Justiça do Amapá considerou-a ilegal.
Cristina 40 afirmou que vai construir creches para atender às mulheres que moram nas baixadas, garantindo às jovens mães a oportunidade de estudar.
As creches serão construídas acessando os recursos do programa Brasil Carinhoso, do governo federal, que até 2014 vai construir 6 mil creches em todo Brasil.
"Vamos fazer obras reais. Eu tenho a parceria dos governos estadual e federal e principalmente experiência administrativa para conduzir com ética e transparência a prefeitura de Macapá", declarou Cristina 40.
Sobre habitação, Cristina 40 disse que em parceria com o governador Camilo Capiberibe vai oferecer lotes para quem pode construir suas casas e dar casas às famílias que moram nas áreas de ressaca, com base no cadastro feito entre 2009 e 2010.
Questionada sobre pavimentação, Cristina 40 disse que o problema não são os veículos, mas a qualidade das vias de Macapá e do asfalto. "Hoje, a cidade tem 430 km de ruas e avenidas, das quais, menos de 30% não são pavimentadas". Citou Cristina.
Quando o assunto foi creche, Cristina 40 disse que vai construir no mínimo dez creches, acessando recursos do governo federal através do programa Brasil Carinhoso. Lembrou novamente que o prefeito Roberto não construiu nenhum espaço destinado a crianças de zero a cinco anos, e que nesta semana o prefeito Roberto Góes perdeu recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que transferiu R$ 77,9 milhões para a construção de unidades de educação infantil do Proinfância em 210 municípios de 21 estados. No entanto, a prefeitura de Macapá ficou de fora.
Quando o assunto foi arrecadação, Cristina 40 disse que o município não tem estrutura administrativa para fazer uma boa arrecadação, que vai reaparelhar este setor, mas principalmente garantir ao pequeno empreendedor um alvará de acordo com o tamanho do empreendimento, o que não acontece atualmente.
A candidata do PSB encerrou agradecendo à militância 40 e reafirmou o compromisso de cuidar de Macapá. Falou da importância da creche para as mulheres e disse o quanto é importante ter parceria com os governos estaduais e federais.