O quarto grande passeio ciclístico da coligação ‘Pra Seguir em Frente’, na manhã deste domingo (9), no Mandacaru e Alto do Céu, mobilizou centenas de pessoas que compartilham do mesmo desejo de promover hábitos conscientes de transportes e práticas sustentáveis no trânsito de João Pessoa. A candidata à prefeitura pelo PSB, Estela Bezerra, seu vice, Efraim Filho (DEM) e o Governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), pedalaram por quase duas horas e firmaram o compromisso de melhorar a estrutura da cidade a fim de dar mais segurança e importância ao uso da bicicleta.
Para que mais pessoas se sintam confiantes e usem a bicicleta como meio de transporte, Estela disse que é preciso que sejam fortalecidas duas frentes de proteção a quem usa a bicicleta. “O primeiro é o caminho da educação no trânsito, para que a bicicleta seja respeitada, o outro caminho é da ampliação da estrutura cicloviária, para que os ciclistas andem seguramente na malha viária da cidade”, declarou.
O candidato a vice-prefeito, Efraim Filho, destacou a atitude de todos da coligação para incentivar o uso da bicicleta e que tem levado uma multidão a pedalar pelos bairros da cidade. “Se a palavra convence, só o exemplo arrasta”, afirmou.
Quem também esteve pedalando foi o ativista do ciclismo, Antônio da Silva, 47 anos. Antônio é uma das vítimas da falta de educação e respeito no trânsito, tendo sofrido a poucos dias um sério acidente no bairro Bancários enquanto pedalava. O acidente só não foi pior porque ele usava os equipamentos de segurança. “Os condutores de veículos automotores precisam respeitar a distância de 1,5 metro para os ciclistas, mas o que vemos é que não guardam uma distância nem de meio metro”, reclamou.
Com o garantia de implantar o sistema de ciclovias e ciclofaixas compartilhadas interligando 41 bairros da cidade, o projeto do PSB destacará a bicicleta por meio de um sistema de circulação que priorize e respeite principalmente ciclistas e pedestres, dando segurança e rapidez necessárias ao deslocamento de trabalhadores, estudantes e desportistas.