Com a perspectiva de ampliar a política de tecnologia educacional da rede estadual, o Governo do Espírito Santo iniciou a distribuição de tablets para professores e escolas de ensino médio. Na primeira fase, serão entregues 6,5 mil equipamentos para os educadores e 365 para os diretores. A solenidade, conduzida pelo governador Renato Casagrande foi realizada na tarde desta quarta-feira (26), no Palácio Anchieta, em Vitória.
“Os tablets irão possibilitar uma aula mais atrativa, considerando que o professor poderá fazer uso de dinâmicas digitais inovadoras para trabalhar os conteúdos. A educação do século XXI é formada por estudantes criativos e cada vez mais conectados à Internet, em busca de novas informações que possam complementar o aprendizado deles”, destacou o governador Renato Casagrande.
Os professores que serão contemplados na primeira remessa são aqueles que aderiram ao Pacto Nacional de Formação para o Ensino Médio (PNEM), uma parceria da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Ministério da Educação (MEC).
Na tarde desta quarta-feira, a entrega foi simbólica, pois os equipamentos serão remetidos às 11 Superintendências Regionais de Educação (SREs) para distribuição aos educadores ao longo do mês de abril.
Ao todo, a Sedu já adquiriu 9.659 tablets – 9.294, de 7 polegadas, para os professores e 365, de 10 polegadas, para os diretores. A rede estadual conta com 290 escolas de ensino médio, mas as unidades com número maior de alunos vão receber dois tablets. A fonte de recursos para a compra foi o Plano de Ações Articuladas do Ministério da Educação (MEC) e o investimento total é da ordem de R$ 2,75 milhões.
Para o secretário estadual da Educação, Klinger Barbosa Alves, o ensino público do Espírito Santo está em uma fase de muitos progressos. “E, agora, dá outro passo importante, com a inserção de mais tecnologia no dia a dia do professor e da escola. O tablet poderá ser usado tanto para as práticas administrativas, como a pauta digital, quanto para as didáticas”, ressaltou.
O diretor Alex Zorzal, da Escola Estadual Maria Ortiz, localizada em Vitória, foi escolhido para representar todos os educadores da rede beneficiados com os aparelhos tecnológicos. Em pronunciamento, muito contente com a iniciativa, o gestor escolar destacou que “os tablets representam instrumentos muito poderosos de transformação e inovação do ensino na rede, tanto para os professores, quantos para os alunos”.
Formação
A aquisição dos tablets trata-se de mais um recurso pedagógico de apoio às ações educativas, voltadas para a inclusão digital, a formação de profissionais da educação e o desenvolvimento de projetos pedagógicos eficazes para a aprendizagem dos alunos que correspondam aos princípios de educação inclusiva e de qualidade.
Esses equipamentos oferecem diversos recursos, tais como pesquisa, leitura, registro, além de promover a comunicação instantânea. Com os tablets pode-se aprender em qualquer lugar, a qualquer hora e de muitas formas diferentes, proporcionando a descentralização dos processos de gestão do conhecimento.
Os tablets podem viabilizar inúmeras atividades pedagógicas, facilitar a visualização de conteúdos cognitivos (como infográficos, simuladores, jogos educacionais), estimular atividades cooperativas e o desenvolvimento de projetos entre professores e deles com seus alunos.
“A Biologia é uma disciplina que esconde muitos mistérios que, na maioria das vezes, quando revelados, são capazes de surpreender os olhos e a mente humana. Visualizar células, reações químicas, dentre outros aspectos da Biologia, com o uso do tablete, é um forte colaborador que vai contribuir para a eficiência e qualidade do ensino”, destacou a professora Simone de Carvalho Machado, da Escola Estadual Maria Ortiz.
Extremamente animada e ansiosa para usar o novo tablet, a diretora Regina Célia Cerri da Silva, da na Escola Estadual Nair Miranda, em Fundão, diz que o aparelho, além de dinamizar o aprendizado, será um ótimo recurso para organização das aulas dos professores.
“Outra vantagem é que os educadores também vão poder planejar o quadro de horário de aulas, registrar a presença dos estudantes, arquivar notas de atividades e provas aplicadas”, relacionou.
A perspectiva é que os professores e diretores possam desenvolver a fluência tecnológica e a vivência da cultura digital por meio do uso intensivo dessa tecnologia; participar efetivamente dos projetos desenvolvidos pela Sedu e comunidade educacional; pesquisar e propor novas estratégias metodológicas para os alunos; participar de cursos a distância, entre outros benefícios.
Todas essas ações serão possíveis considerando que as escolas contempladas com esse projeto possuem laboratórios de Informática conectados à Internet que poderá ser compartilhada com os tablets.
Orientação
Para que os equipamentos sejam bem aproveitados como ferramenta de tecnologia educacional, estão previstas ações de formação com orientações de uso do tablet, integrado às ações didáticas e aos demais recursos existentes nas escolas.
Cada Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) das SREs recebeu cinco tablets do MEC para que os professores multiplicadores pudessem se apropriar dessa tecnologia e, posteriormente, capacitar os professores e diretores. A formação ocorrerá por meio de oficinas na modalidade semipresencial, com módulos utilizando-se a plataforma de capacitação a distância.
Nesta fase, estão sendo contemplados os professores de ensino médio. Para os do ensino fundamental, a Sedu aguarda a abertura da Ata de Registro de Preço do MEC para fazer a aquisição.